A produção científica brasileira no periódico Scientometrics de 1978 até 2006

Autores

  • Ana Maria Mattos UFMG
  • Ivone Job Universidade Federal de Minas Gerais - (UFMG) - Minas Gerais - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p47

Palavras-chave:

Produção científica, Brasil, Revista científica.

Resumo

O objetivo deste artigo é revelar a produção científica dos pesquisadores brasileiros que publicaram artigos na revista Scientometrics, de 1978 até 2006. Classifica os artigos recuperados quanto a tipo de autoria; afiliação e cooperação institucional dos autores; autores mais produtivos; ano de publicação; e número de citações que o artigo recebeu. Os dados analisados revelam: (a) preferência pela autoria compartilhada; (b) predominância de afiliação institucional a universidades e institutos públicos; (c) autores mais produtivos pertencentes às áreas das ciências biológicas e da saúde; (d) predominância de publicação em 1998 e 2006; e (e) cinco artigos que obtiveram entre10 e 25 citações. A pesquisa permite concluir que houve 1,55% de participação de pesquisadores brasileiros na revista no período analisado; a cooperação institucional internacional predominada pela UFRJ; e que é desejável aumentar a produção internacional de pesquisadores do campo da CI que publicam sobre bibliometria.

Biografia do Autor

Ana Maria Mattos, UFMG

Especialista em Gestão Universitária pela UFRGS Bibliotecária na Biblioteca Setorial da Escola de Administração Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Ivone Job, Universidade Federal de Minas Gerais - (UFMG) - Minas Gerais - Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é editora da revista Movimento (Porto Alegre)  e bibliotecaria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliometria; biblioteconomia: preservação de acervos e bibliotecas universitárias.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigo