Presença da literatura hispanófona em revistas eletrônicas brasileiras de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Autores

  • Maria Jesus Nascimento Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - SC - Brasil
  • Augiza Karla Boso Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - SC - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p62

Palavras-chave:

Citação em espanhol, Informação no Mercosul, Revistas eletrônicas brasileiras de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Resumo

Objetivando traçar um diagnóstico do atual grau de cooperação científica na área de Arquivística, Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Mercosul, analisam-se oito revistas eletrônicas brasileiras, para constatar a presença de artigos e citações em idioma espanhol no período de 2005 a 2006. Mostra a importância da integração cultural e informacional latino-americana. Enfatiza o uso do espanhol como instrumento de coesão e segunda língua de alcance mundial. Conclui que há poucos artigos em idioma espanhol publicados em revistas brasileiras e embora haja muitos autores citando a literatura hispânica, não existe nenhum trabalho em colaboração entre os pesquisadores da América Latina.

Biografia do Autor

Maria Jesus Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - SC - Brasil

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1975) , Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (1981) , Doutora em Ciencia de La Información pela Universidad Complutense de Madrid (1995) , aperfeicoamento em Adiestramiento de Bibliotecarios Latinoamericanist pela EL Colegio de Mexico (1982) e aperfeicoamento em knowledge Architecture pela Universidade de Hamburg - International Womens's University (2000) . Atualmente é PROFESSOR da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Biblioteconomia. Atuando principalmente nos seguintes temas: información bibliometria documentación tesis.

Augiza Karla Boso, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - SC - Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia Gestão da Informaçãp pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos de pesquisa, bibliotecas, informação, metodologia da pesquisa e gestão de unidades de informação.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigo