Uso de resumos e palavras-chave em Ciências Sociais: uma avaliação

Autores

  • Aline Lima Gonçalves Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p78

Palavras-chave:

Resumos, palavras-chave, metadados, representação da informação, ciências sociais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar resumos e palavras-chave de artigos de periódicos publicados em Ciências Sociais por autores brasileiros, a fim de identificar as principais características desses elementos e como isso afeta a representação e recuperação de informação nessa área. Para isso, foi feita uma avaliação de 151 resumos de artigos produzidos por professores da Universidade de São Paulo em três disciplinas, Antropologia, Ciência Política e Sociologia, na tentativa de descobrir como os autores exploraram os tipos de resumo (descritivo, informativo ou descritivo-informativo); num segundo tópico, foram avaliadas as palavras-chave que acompanhavam o resumo e o seu potencial como complemento deste e como ferramenta para relacionar disciplinas. Observou-se que os autores preferem resumos descritivos em detrimento dos informativos, e que, apesar da falta de padronização, as palavras-chave fornecidas pelos autores podem ser usadas como complemento dos resumos e como indicador de algumas relações interdisciplinares. Conclui-se que, apesar da importância de resumos e palavras-chave como elementos de representação de informação, suas funções são pouco exploradas nas Ciências Sociais, o que pode afetar negativamente a recuperação da informação.

Biografia do Autor

Aline Lima Gonçalves, Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil

Bibliotecária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; mestranda em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

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Publicado

2008-10-06

Edição

Seção

Artigo