Métricas para a ciência e tecnologia e o financiamento da pesquisa: algumas reflexões

Autores

  • Suzana Pinheiro Machado Müller Universidade de Brasília (UnB) - Brasilia - DF

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13nesp1p24

Palavras-chave:

Avaliação da ciência e tecnologia, Indicadores para avaliação da ciência e tecnologia, Métricas para a ciência e tecnologia.

Resumo

Traz-se a discussão da avaliação da ciência e da tecnologia para o campo da Ciência da Informação, enfatizando-se os problemas da adequação dos indicadores utilizados na avaliação desses dois tipos de conhecimento e a possível contribuição da área para o assunto. Argumenta-se que as diferenças na natureza da ciência e da tecnologia forçam a elaboração de indicadores também diferentes. Privilegia-se a ótica da avaliação e uso de métricas como instrumentos de suporte à decisão em questões de fomento por agências governamentais. Discutem-se primeiramente as métricas para ciência e tecnologia de maneira geral e, em seguida, as métricas específicas para a avaliação do conhecimento científico e do conhecimento tecnológico. Questões sobre quem pode melhor avaliar a tecnologia ou inovação e a necessidade de inclusão de dados externos ou de insumo à produção, são brevemente apresentadas.

Biografia do Autor

Suzana Pinheiro Machado Müller, Universidade de Brasília (UnB) - Brasilia - DF

PhD, Information Studies Professora Titular Departamento de Ciência da Informação e Documentação Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2008-04-24