A Informação como vantagem competitiva no processo logístico integrado nos serviços turísticos

Autores

  • Sara Joana Gadotti dos Anjos Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC
  • Francisco Antonio dos Anjos Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC
  • Ovidio Fellipe Pereira da Silva Junior Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13nesp2p41

Palavras-chave:

Informação, Logística, Turismo

Resumo

Em todos os setores da economia a competição está cada vez mais acelerada, pois tecnologicamente as organizações podem alcançar o mesmo patamar. Particularmente na gestão de serviços, o diferencial está na forma estratégica de utilização da informação, na obtenção da vantagem competitiva, proporcionando as organizações novas formas de superar o desempenho dos competidores, transformando toda a cadeia e tendo como foco as atividades de valor.Este artigo esta centrado na delimitação de um modelo de Gestão Integrada – SIGESTur, tendo a hotelaria como ponto central do processo de articulação entre os elementos que integram o sistema de turismo. Num primeiro momento, se aprofundam as discussões temáticas tendo por base a análise bibliográfica. Em um segundo momento, se desenvolve uma proposta metodológica tendo por base a análise bibliográfica e num terceiro momento se apresenta o modelo proposto. Para o desenvolvimento do modelo proposto fez-se uso de um estudo de caso em um hotel de rede nacional e 12 empresas parceiras (alimentação, lazer, entretenimento e meios de transporte), que fazem parte da rede de valor. Após a realização das entrevistas foram modelados os processos da rede de valor dos serviços turísticos, tendo como foco a identificação das articulações existentes entre o hotel e os demais serviços turísticos e por fim desenvolveu-se conceitualmente o modelo SIGESTUR. Os resultados da investigação apontam para uma cadeia de valor hoteleira cujo foco deve estar centrado num fluxo informacional eficiente e uma rede de valor alinhada com agilidade entre os parceiros logísticos do setor de turismo, inovando e agregando valor aos serviços ofertados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Joana Gadotti dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC

Administradora pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991), mestre em Engenharia de Produção/Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutora em Engenharia de Produção/Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Pós-doutorado na Espanha em Gestao da Qualidade em Destinos Turísticos (2007/2008). Professora do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí. Pesquisadora na temática logística e qualidade no turismo.Temas de Interesse: Turismo, Qualidade em Destinos Turísticos e Hoteleiros, Logística.

<p>Mais informações: <a href= "http://lattes.cnpq.br/6577619488007785" target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.</a>

Francisco Antonio dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Vale do Itajaí (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção/Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com pós-doutorado em Geografia Urbana na Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Presidente Prudente (2006), com complementação do estágio junto a Universidade Politécnica da Catalunha, no departamente de Urbanismo e Ordenamento do Território (2007). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí, no departamento de Arquitetura e Urbanismo e nos cursos de Mestrado em Turismo e Hotelaria e Doutorado em Administração e Turismo. Tem experiência na área de Turismo e Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, espaço urbano, gestão do territorio, planejamento urbano e educação.

<p>Mais informações: <a href= "http://lattes.cnpq.br/5675009830173154" target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.</a>

Ovidio Fellipe Pereira da Silva Junior, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC

Professor e Pesquisador

Universidade do Vale do Itajaí – Univali

Downloads

Publicado

2008-12-22

Como Citar

ANJOS, Sara Joana Gadotti dos; ANJOS, Francisco Antonio dos; SILVA JUNIOR, Ovidio Fellipe Pereira da. A Informação como vantagem competitiva no processo logístico integrado nos serviços turísticos. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 41–56, 2008. DOI: 10.5007/1518-2924.2008v13nesp2p41. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13nesp2p41. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.