Retórica da imagem urbana em mídias de informação como lugares: a visibilidade turística em Balneário Camboriú, SC, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13nesp2p89Palavras-chave:
Legibilidade urbana, Turismo e imagem urbana, Paisagem urbana e turismo, City-marketingResumo
Fatos que empobrecem a urbanidade podem partir da própria vontade de tornar a cidade legível nos seus significados físicos espaciais e pragmáticos para o turismo. São signos visuais imagéticos que, projetados a princípio, procuram a melhoria das cidades, mas que, com outros mecanismos, adquirem um potencial que enfraquece a condição urbana. Alguns destes mecanismos são decifrados na história da modernidade urbana com as novas mídias. Este artigo é resultado de reflexões decorrentes da atividade de pesquisa e da prática de ensino sobre a temática legibilidade da paisagem urbana. Mais especificamente, de um estudo de caso sobre a cidade de Balneário Camboriú – SC, pesquisa financiada pela UNIVALI / Artigo 170 Governo de Santa Catarina. O objetivo principal analisar a imagem urbana da orla de Balneário Camboriú, representada em mídias de informação (folders, postais, vídeos, mapas mentais). O método partiu do objeto representado – a cidade – como geradora de novas interpretações, embora considerando a relação entre o objeto representado e a teoria. Deste modo é que a leitura bibliográfica serviu para estimular a interpretação, entendendo-a como repertório informacional e não como mecanismo justificativo. Finalmente, a síntese procurou evidenciar os resultados da análise do objeto relacionando-o com o aporte teórico-conceitual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Josildete Pereira de Oliveira, Luciano Torres Tricárico, Flávia Monteiro Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.