Retórica da imagem urbana em mídias de informação como lugares: a visibilidade turística em Balneário Camboriú, SC, Brasil

Autores

  • Josildete Pereira de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Luciano Torres Tricárico Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC
  • Flávia Monteiro Pereira Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13nesp2p89

Palavras-chave:

Legibilidade urbana, Turismo e imagem urbana, Paisagem urbana e turismo, City-marketing

Resumo

 

Fatos que empobrecem a urbanidade podem partir da própria vontade de tornar a cidade legível nos seus significados físicos espaciais e pragmáticos para o turismo. São signos visuais imagéticos que, projetados a princípio, procuram a melhoria das cidades, mas que, com outros mecanismos, adquirem um potencial que enfraquece a condição urbana. Alguns destes mecanismos são decifrados na história da modernidade urbana com as novas mídias. Este artigo é resultado de reflexões decorrentes da atividade de pesquisa e da prática de ensino sobre a temática legibilidade da paisagem urbana. Mais especificamente, de um estudo de caso sobre a cidade de Balneário Camboriú – SC, pesquisa financiada pela UNIVALI / Artigo 170 Governo de Santa Catarina. O objetivo principal analisar a imagem urbana da orla de Balneário Camboriú, representada em mídias de informação (folders, postais, vídeos, mapas mentais). O método partiu do objeto representado – a cidade – como geradora de novas interpretações, embora considerando a relação entre o objeto representado e a teoria. Deste modo é que a leitura bibliográfica serviu para estimular a interpretação, entendendo-a como repertório informacional e não como mecanismo justificativo. Finalmente, a síntese procurou evidenciar os resultados da análise do objeto relacionando-o com o aporte teórico-conceitual.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josildete Pereira de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1979), Mestre em Natureza, Meio Ambiente, Sociedade (DEA - Nature, Environnement, Societé) (1991) e Doutora em Geografia pela Université de Caen Basse Normandie - France (1995). Atualmente é Docente e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria e no Curso de Arquitetura e Urbanismo, pesquisadora do Laboratório de Paisagismo Aplicado - LaPa da UNIVALI. É lider do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq - Paisagem e Morfologia do Ambiente Urbano. Avaliadora de Curso de Graduação do Banco de Avaliadores do SINAES-BASis do INEP/ MEC. Avaliadora ad-hoc das revistas de divulgação científica em Ciências Sociais Aplicadas: Perspectivas Contemporâneas e da Revista Turismo Visão e Ação. Realiza atividades de pesquisa e de ensino focadas na Ecologia Urbana, Paisagem Urbana, Turismo e Meio Ambiente, Arquitetura Paisagística e Epistemologia do Urbanismo e das Ciências Sociais Aplicadas.

<p>Mais informações: <a href= "http://lattes.cnpq.br/6929185658172120" target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.</a>

Luciano Torres Tricárico, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC

Possui graduação em Arquiterura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994); mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é contratado da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, urbanização em são paulo, paisagismo, linguagem e leitura urbana.

 

<p>Mais informações: <a href= "http://lattes.cnpq.br/9420174776726570" target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.</a>

 

Flávia Monteiro Pereira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC

Estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí. Bolsista de Iniciação Científica do programa Artigo 170 do Governo do Estado de Santa Catarina e UNIVALI, de 2006 a 2007

Downloads

Publicado

2008-12-22

Como Citar

OLIVEIRA, Josildete Pereira de; TRICÁRICO, Luciano Torres; PEREIRA, Flávia Monteiro. Retórica da imagem urbana em mídias de informação como lugares: a visibilidade turística em Balneário Camboriú, SC, Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 89–96, 2008. DOI: 10.5007/1518-2924.2008v13nesp2p89. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13nesp2p89. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.