Retórica da imagem urbana em mídias de informação como lugares: a visibilidade turística em Balneário Camboriú, SC, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13nesp2p89Palavras-chave:
Legibilidade urbana, Turismo e imagem urbana, Paisagem urbana e turismo, City-marketingResumo
Fatos que empobrecem a urbanidade podem partir da própria vontade de tornar a cidade legível nos seus significados físicos espaciais e pragmáticos para o turismo. São signos visuais imagéticos que, projetados a princípio, procuram a melhoria das cidades, mas que, com outros mecanismos, adquirem um potencial que enfraquece a condição urbana. Alguns destes mecanismos são decifrados na história da modernidade urbana com as novas mídias. Este artigo é resultado de reflexões decorrentes da atividade de pesquisa e da prática de ensino sobre a temática legibilidade da paisagem urbana. Mais especificamente, de um estudo de caso sobre a cidade de Balneário Camboriú – SC, pesquisa financiada pela UNIVALI / Artigo 170 Governo de Santa Catarina. O objetivo principal analisar a imagem urbana da orla de Balneário Camboriú, representada em mídias de informação (folders, postais, vídeos, mapas mentais). O método partiu do objeto representado – a cidade – como geradora de novas interpretações, embora considerando a relação entre o objeto representado e a teoria. Deste modo é que a leitura bibliográfica serviu para estimular a interpretação, entendendo-a como repertório informacional e não como mecanismo justificativo. Finalmente, a síntese procurou evidenciar os resultados da análise do objeto relacionando-o com o aporte teórico-conceitual.
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