Qualidade da informação em portais do judiciário

Autores

  • Almir dos Santos Albuquerque Universidade Federal Santa Catarina (UFSC) - SC Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do conhecimento (EGC)
  • Rogério Cid Bastos Universidade Federal Santa Catarina (UFSC) - SC Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do conhecimento (EGC)
  • Manuel Rosa de Oliveira Lino Universidade Federal Santa Catarina (UFSC) - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n27p115

Palavras-chave:

Qualidade da informação, Informação judicial, Tribunal de Justiça, Internet, Avaliação

Resumo

 

A revolução nos paradigmas de produção do conhecimento e o volume exponencial diário de informações disponibilizadas na web, sinalizam a necessidade de criação de metodologias de gestão da qualidade da informação que viabilizarão as questões relacionadas com os critérios de avaliação da “qualidade”. A informação judicial disponibilizada pelos sites dos Tribunais de Justiça que é acessada diariamente pelo cidadão comum e por todos os operadores do Direito, devido ao seu grande volume e importância, necessita ter boa qualidade. Desta informação dependem, principalmente, as pessoas envolvidas nas lides disputadas nos mais variados processos judiciais. Portanto, a qualidade da informação deve ser empreendida pelo Poder Judiciário brasileiro. O objetivo deste artigo é evidenciar a possibilidade de avaliação da qualidade da informação dos sites dos Tribunais de Justiça brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir dos Santos Albuquerque, Universidade Federal Santa Catarina (UFSC) - SC Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do conhecimento (EGC)

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do conhecimento (EGC) 
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Rogério Cid Bastos, Universidade Federal Santa Catarina (UFSC) - SC Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do conhecimento (EGC)

Professor Titular do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC

Manuel Rosa de Oliveira Lino, Universidade Federal Santa Catarina (UFSC) - SC

Professor do Departamento de Informática e Estatística (INE)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

2009-05-13

Como Citar

ALBUQUERQUE, Almir dos Santos; BASTOS, Rogério Cid; LINO, Manuel Rosa de Oliveira. Qualidade da informação em portais do judiciário. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 115–134, 2009. DOI: 10.5007/1518-2924.2009v14n27p115. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14n27p115. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.