A notícia como fonte de informação em propriedade intelectual: um olhar sobre o tema marcas

Autores

  • Ane Aparecida Cerantola Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP
  • Maria Cristina Comunian Ferraz Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n28p135

Palavras-chave:

Propriedade intelectual, Informação para negócios, Marca, Análise de Conteúdo, Marketing

Resumo

 

Este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento que é dado atualmente pela mídia sobre o tema marcas, especificamente em sites de notícias disponibilizadas gratuitamente na Internet. Através da aplicação do Método de Análise de Conteúdo pretendeu-se verificar a seguinte hipótese: as notícias veiculadas não informam adequadamente o leitor sobre a importância e a necessidade do registro de marcas para a proteção do trabalho intelectual. Foram analisados textos jornalísticos recuperados nos sites da Folha Online e do EstadãoOnline, publicados no período de julho de 2007 a julho 2008. Como resultado da aplicação do método, verificou-se, dentro do universo pesquisado, que a hipótese é verdadeira para o caso de leitores não especialistas em propriedade intelectual, pois os textos não são capazes de orientar uma pessoa leiga sobre o tema. Entretanto, observou-se que, para os já conhecedores do assunto, as notícias fornecem um cenário interessante sobre os problemas relacionados ao não registro de uma marca e uso indevido da mesma, podendo ser consideradas uma boa fonte de informação para negócios relacionada ao assunto.

Downloads

Biografia do Autor

Ane Aparecida Cerantola, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP

Ane Aparecida Cerantola é Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação, ênfase Informação Tecnológica e Empresarial, pela Universidade Federal de São Carlos.

Maria Cristina Comunian Ferraz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP

Maria Cristina Comunian Ferraz é professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em Monitoramento Tecnológico, Propriedade Intelectual e Marketing em Ciência e Tecnologia

Downloads

Publicado

22-10-2009

Como Citar

CERANTOLA, Ane Aparecida; FERRAZ, Maria Cristina Comunian. A notícia como fonte de informação em propriedade intelectual: um olhar sobre o tema marcas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 14, n. 28, p. 135–149, 2009. DOI: 10.5007/1518-2924.2009v14n28p135. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14n28p135. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos