A frente de pesquisa na literatura sobre a produtividade dos autores

Autores

  • Ruben Urbizagastegui Universidade da California (UCR) - Riverside

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n28p38

Palavras-chave:

Frente de pesquisa, Produtividade dos autores, Lei de Lotka, Cienciometria, Bibliometria, Informetria

Resumo

 

O objetivo deste artigo é identificar, descrever e analisar a frente de pesquisa numa subárea do campo da bibliometria: a produtividade dos autores, conhecida também como a “Lei de Lotka”. Identificaram-se os autores que formam a frente de pesquisa deste campo. Esses autores têm 10 ou mais artigos produzidos, qualificando-os como grandes produtores, e, em alguns casos como produtores moderados. Todos eles tem os trabalhos publicados no idioma inglês, e a grande maioria deles nos periódicos da chamada “corrente principal”, isto é, indexados no Science Citation Index ou no Social Science Citation Index. Verificaram-se a existência de covariação entre o nível de produtividade dos autores, os artigos publicados nos periódicos da chamada “corrente principal” e o idioma da publicação concomitantemente com a frequência de citações. Em outras palavras, para qualificar-se na frente de pesquisa deste campo, o autor tem que ser um grande ou moderado produtor, publicar no idioma inglês e nos periódicos considerados de corrente principal. Fora deste contexto, o uso da informação explicitada na forma de citações fica reduzido a um consumo local.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruben Urbizagastegui, Universidade da California (UCR) - Riverside

Nascido no Perú estudou Biblioteconomia na Escola Nacional de Bibliotecários e Antropologia na Universidade Nacional Mayor de San Marcos, ambos na cidade de Lima. Fez o Mestrado em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnología da Universidade Federal de Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ) assim como o Mestrado em Biblioteconomia na Universidade de Pittsburgh (Pensilvania, Estados Unidos). Também fez estudos de pós-graduação em Sociologia e Comunicação Social na Universidade de Brasília (UnB). Obteve o grau de doutor na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil). Tem publicado artigos nas revistas nacionais e internacionais más prestigiosas do campo da Ciência da Informação e Biblioteconomia. Participa regularmente em congressos e eventos da especialidade apresentando resultados de pesquisas em bibliometría, informação e ideologia, e sociologia da informação. Atualmente trabalha como Bibliotecário na Universidade de Califórnia, Riverside, nos Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2009-10-22

Como Citar

URBIZAGASTEGUI, Ruben. A frente de pesquisa na literatura sobre a produtividade dos autores. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 38–56, 2009. DOI: 10.5007/1518-2924.2009v14n28p38. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14n28p38. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.