Apropriações e representações sócio-históricas do trinômio leitura - texto - leitor

Autores

  • César Augusto Castro Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - MA
  • Samuel Luís Velázquez Castellanos Universidade Estadual Paulista em Araraquara (UNESP) - Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14nesp1p42

Palavras-chave:

Leitura, Texto, Leitor

Resumo

 

Diversas concepções estabelecidas entre a leitura, o texto e o leitor são aqui analisadas. Para isso, o ponto de partida é uma perspectiva sócio-histórica, tratando de compreender as estratégias, o desenvolvimento e as transformações nas diversas apropriações da produção cultural e sua influência na formação leitora. Destacam-se alguns dos fatores que intervêm na manipulação dos suportes culturais, expondo as diversas modificações a que foram sujeitadas as formas de ler, as apropriações do sentido dos textos, a produção dos impressos e sua representação no tecido societal. Conclui-se com a situação em que o Maranhão se encontra em relação às práticas leitoras, à literatura, ao livro didático e às formas de ler no contexto escolar e não escolar, destacando a importância que as crenças, as intenções, as atitudes, as expectativas sobre a leitura têm, seja por parte do aluno, seja por parte do professor, para uma prática inovadora na formação leitora e nas diferentes situações do ato de ler.

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Biografia do Autor

César Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - MA

Doutor em Educação Professor Associado II do Programa de Pós-graduação em Educação
e do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Samuel Luís Velázquez Castellanos, Universidade Estadual Paulista em Araraquara (UNESP) - Araraquara

Mestre em Educação Doutorando em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

CASTRO, César Augusto; CASTELLANOS, Samuel Luís Velázquez. Apropriações e representações sócio-históricas do trinômio leitura - texto - leitor. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], p. 42–63, 2009. DOI: 10.5007/1518-2924.2009v14nesp1p42. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14nesp1p42. Acesso em: 26 abr. 2024.

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