Fluxos informacionais para o monitoramento da Convenção dos Direitos da Criança: a atuação da rede NGO Group for CRC

Autores

  • Maria Guiomar da Cunha Frota Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG)
  • Paula Gomes Quintão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15n29p66

Palavras-chave:

Redes sociais, Fluxos informacionais, Direitos da criança, Organizações não governamentais, Convenção dos direitos da criança, Monitoramento

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investiga uma rede social internacional denominada NGO Group for CRC. A rede é composta por cerca de noventa organizações não governamentais e foi criada para monitorar a implementação da Convenção dos Direitos da Criança (CRC). A CRC é o principal documento jurídico relativo aos direitos da criança, tendo sido aprovada pela totalidade dos países pertencentes à ONU, com exceção dos EUA. Pretende-se especificamente analisar o fluxo informacional que se estabelece em meio à rede, seus membros e as organizações que a ela se associam. As questões investigadas são as seguintes: 1) Em que medida o fluxo informacional torna-se parte intrínseca da estrutura em rede? 2) Como os fluxos informacionais se configuram e de que modo são apropriados e veiculados pela rede NGO Group for CRC no curso do monitoramento da implementação da Convenção dos Direitos da Criança?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Guiomar da Cunha Frota, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG)

Professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesqisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Paula Gomes Quintão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Ciência da Informação/Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação; Escola de Ciência da Informação/ Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2010-05-14

Como Citar

FROTA, Maria Guiomar da Cunha; QUINTÃO, Paula Gomes. Fluxos informacionais para o monitoramento da Convenção dos Direitos da Criança: a atuação da rede NGO Group for CRC. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 66–83, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15n29p66. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15n29p66. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.