O profissional bibliotecário e o domínio da língua inglesa

Autores

  • Elizabeth Andrade Duarte Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Rogério Manoel de Oliveira Braga Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15n30p105

Palavras-chave:

Bibliotecário, Língua inglesa, Bibliotecário- mercado de trabalho, Bibliotecário- qualificação profissional

Resumo

Apresenta uma pesquisa realizada no Brasil, cujo objetivo foi relatar a importância do domínio da língua inglesa pelos profissionais bibliotecários no mercado de trabalho atual. Primeiramente, foi realizada uma análise da atual conjuntura econômica e mercadológica, cujas características principais são as novas exigências interpostas pelo mercado de trabalho oriundas do advento das novas tecnologias e pela necessidade do uso do inglês como idioma preponderante no mundo globalizado. Foi feito um levantamento de dados sobre o perfil do profissional bibliotecário, a legislação que regulamenta esta profissão, suas atribuições, o mercado de trabalho deste profissional e uma pesquisa em cinco grandes e principais classificados virtuais - sites brasileiros de divulgação de vagas nas diversas categorias profissionais. Os sites pesquisados foram: “Catho.com.br”, “Empregos.com.br”, “Vagas.com.br”, “Manager.com.br” e o “InfoJobs.com.br”. O período de análise foi o do mês de janeiro a abril de 2009 e foram encontradas e analisadas um número total de 13 vagas (de acordo com os requisitos da metodologia). Os resultados encontrados respondem a tese de que o domínio/conhecimento da língua inglesa é uma forte vantagem para o profissional bibliotecário na obtenção de melhores qualificações, sobretudo salariais, em termos do mercado de trabalho brasileiro, sobretudo na região sudeste do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Andrade Duarte, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior pela Faculdade PitágorasGraduada em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Rogério Manoel de Oliveira Braga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduando de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agente Administrativo da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2010-10-08

Como Citar

DUARTE, Elizabeth Andrade; BRAGA, Rogério Manoel de Oliveira. O profissional bibliotecário e o domínio da língua inglesa. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 105–122, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15n30p105. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15n30p105. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.