O contexto profissional do indexador no ensino de indexação

Autores

  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15n30p91

Palavras-chave:

Indexação, Ensino de indexação, Abordagem sociocognitiva, Contexto profissional

Resumo

Propõe-se a investigação de metodologias de ensino com abordagem sociocognitiva para apresentação de estratégias de ensino que simulem a vivência de contextos profissionais propícias à elaboração das tarefas de análise de assunto para indexação de documentos. Na perspectiva do contato de indexadores aprendizes com um contexto profissional real, foram aplicadas as propostas do Portfolio de Fourie (2002) e o princípio de contextualização social da ciência da informação de Hjørland (2002) junto à disciplina “Indexação” do Curso de Biblioteconomia da UNESP de Marília. Os resultados obtidos desta pesquisa sobre investigação de estratégias de ensino em leitura documentária demonstram que os conhecimentos teóricos e metodológicos, em perspectiva sociocognitiva, proporcionam a visão de um contexto profissional no qual o indexador aprendiz tem consciência de suas estratégias de leitura documentária e conseguem desenvolver seu conhecimento prévio profissional de modo a realizar a tarefa de indexação compatível com a demanda informacional de usuários.

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Biografia do Autor

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Docente em Análise documentária. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília. 

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Publicado

2010-08-17

Como Citar

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. O contexto profissional do indexador no ensino de indexação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 91–104, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15n30p91. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15n30p91. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos