Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem

Autores

  • Patricia Gabardo Engenharia do Conhecimento (EGC) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Silvia R. P. de Quevedo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Vânia Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65

Palavras-chave:

Plataforma Virtual, Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

O impulso registrado pela Educação a Distância (EAD) com o desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos, demonstra o aperfeiçoamento tecnológico dos ambientes virtuais de aprendizagem. O fato requereu a necessidade de aperfeiçoar-se o uso de novas ferramentas, potencializando seu uso e propondo uma nova visão pedagógica à modalidade, que é o de contribuir para o aprendizado autônomo do aluno, porém de forma mais colaborativa. Nesse aspecto, as plataformas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior para EAD estariam de acordo com esta nova visão? Estudo de caso relativo às plataformas para ensino e aprendizagem utilizadas no Brasil demonstra o largo caminho que há para ser percorrido na potencialização das novas tecnologias.

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Publicado

2010-12-01

Como Citar

GABARDO, Patricia; DE QUEVEDO, Silvia R. P.; ULBRICHT, Vânia Ribas. Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], n. 2. sem., p. 65–84, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65. Acesso em: 29 mar. 2024.

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