Aspectos conceituais da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade

Autores

  • Lucinéia Maria Bicalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlene Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informãção

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n32p1

Palavras-chave:

multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, ciência da informação, epistemologia.

Resumo

Este artigo apresenta a evolução conceitual dos termos multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, bem como ideias básicas que identificam a abordagem transdisciplinar, a partir de amplo referencial teórico. O texto é parte de pesquisa de doutorado cujo objetivo principal foi analisar a investigação científica desenvolvida no âmbito da Ciência da Informação que tenham participação de mais de uma disciplina. Para isso, utilizou-se os conceitos ora apresentados. Foram estudados, para tanto, autores contemporâneos de diferentes áreas para composição do quadro conceitual no qual se baseou a análise. Os resultados da pesquisa completa permitiram traçar um perfil da pesquisa na área, relativamente à utilização das citadas abordagens, concluindo-se que diferentes formas e níveis de interações são encontrados em pesquisas na ciência da informação, sendo a multidisciplinaridade a mais comum. Conclui-se, ainda, relativamente aos aspectos aqui apresentados, que os conceitos sofreram alterações que provocaram mudanças significativas em seus significados. Essas mudanças levam à necessidade de uma reavaliação e atualização, no âmbito da Ciência da Informação, sobre as implicações de ser uma área interdisciplinar, de acordo com o sentido adquirido pelo termo atualmente.

Biografia do Autor

Lucinéia Maria Bicalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutora em Ciência da Informação. Assessora de Informação da Faculdade de Letras da UFMG

Marlene Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informãção

Doutora em Ciência da Informação

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação/UFMG

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Publicado

2011-10-03

Edição

Seção

Artigo