Portal corporativo interno de um hospital universitário: um estímulo à aprendizagem organizacional

Autores

  • Valeria Maria Gataz Sguario UEL
  • Maria Inês Tomaél UEL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n32p57

Palavras-chave:

Portal corporativo, Gestão da informação, Tecnologia da informação, Aprendizagem organizacional.

Resumo

Diante da utilização de portais como importantes veículos de comunicação e informação, este artigo relata o desenvolvimento do portal corporativo interno de um hospital universitário, mediante a analogia com os processos de análise, síntese e representação da informação, bem como os benefícios alcançados e as perspectivas para o fomento da gestão da informação e da aprendizagem organizacional. O artigo se divide em três tópicos. A primeira parte discute os processos de gestão da informação e da aprendizagem organizacional, enfatizando a influência e as contribuições da tecnologia da informação. A segunda descreve o processo de análise - com a coleta das informações; de síntese - com a definição dos objetivos e do planejamento; e da representação das informações - que resultou no desenvolvimento do portal. E, por último, são apresentados os benefícios e as perspectivas de evolução desse portal, bem como a força da cultura organizacional e do indivíduo nesse contexto.

Biografia do Autor

Valeria Maria Gataz Sguario, UEL

Mestre em Gestão da Informação (Universidade Estadual de Londrina, 2010), Especialista em Administração Hospitalar (Universidade Estadual de Londrina/ Hospital Universitário, 2003) e Bacharel em Processamento de Dados (Universidade Estadual de Ponta Grossa,1989). Analista de Sistemas da Universidade Estadual de Londrina/ Hospital Universitário. Dedica-se à área da Ciência da Computação, com ênfase no desenvolvimento de Sistemas de Informação e administração de Banco de Dados

Maria Inês Tomaél, UEL

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), em 2005. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UEL, onde atua no curso de graduação em Biblioteconomia e no curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Profissional em Gestão da Informação e é professora permanente do Mestrado em Ciência da Informação (acadêmico). Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Redes de Conhecimento e Informação , no qual coordena o projeto de pesquisa "Inovação na atuação do profissional da informação" financiado pelo CNPq. Orienta alunos de graduação inclusive com bolsa de iniciação científica do CNPq , de especialização e de mestrado. Tem experiência na área de Ciência da Informação, desenvolvendo atividades, principalmente, nos seguintes temas: Redes de Conhecimento, Compartilhamento da Informação, Construção de conhecimento, Redes Sociais, Gestão da Informação e do Conhecimento, Inovação e Fontes de Informação.

Downloads

Publicado

2011-10-03

Edição

Seção

Artigo