Portal corporativo interno de um hospital universitário: um estímulo à aprendizagem organizacional

Autores

  • Valeria Maria Gataz Sguario UEL
  • Maria Inês Tomaél UEL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n32p57

Palavras-chave:

Portal corporativo, Gestão da informação, Tecnologia da informação, Aprendizagem organizacional

Resumo

Diante da utilização de portais como importantes veículos de comunicação e informação, este artigo relata o desenvolvimento do portal corporativo interno de um hospital universitário, mediante a analogia com os processos de análise, síntese e representação da informação, bem como os benefícios alcançados e as perspectivas para o fomento da gestão da informação e da aprendizagem organizacional. O artigo se divide em três tópicos. A primeira parte discute os processos de gestão da informação e da aprendizagem organizacional, enfatizando a influência e as contribuições da tecnologia da informação. A segunda descreve o processo de análise - com a coleta das informações; de síntese - com a definição dos objetivos e do planejamento; e da representação das informações - que resultou no desenvolvimento do portal. E, por último, são apresentados os benefícios e as perspectivas de evolução desse portal, bem como a força da cultura organizacional e do indivíduo nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Maria Gataz Sguario, UEL

Mestre em Gestão da Informação (Universidade Estadual de Londrina, 2010), Especialista em Administração Hospitalar (Universidade Estadual de Londrina/ Hospital Universitário, 2003) e Bacharel em Processamento de Dados (Universidade Estadual de Ponta Grossa,1989). Analista de Sistemas da Universidade Estadual de Londrina/ Hospital Universitário. Dedica-se à área da Ciência da Computação, com ênfase no desenvolvimento de Sistemas de Informação e administração de Banco de Dados

Maria Inês Tomaél, UEL

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), em 2005. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UEL, onde atua no curso de graduação em Biblioteconomia e no curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Profissional em Gestão da Informação e é professora permanente do Mestrado em Ciência da Informação (acadêmico). Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Redes de Conhecimento e Informação , no qual coordena o projeto de pesquisa "Inovação na atuação do profissional da informação" financiado pelo CNPq. Orienta alunos de graduação inclusive com bolsa de iniciação científica do CNPq , de especialização e de mestrado. Tem experiência na área de Ciência da Informação, desenvolvendo atividades, principalmente, nos seguintes temas: Redes de Conhecimento, Compartilhamento da Informação, Construção de conhecimento, Redes Sociais, Gestão da Informação e do Conhecimento, Inovação e Fontes de Informação.

Downloads

Publicado

2011-10-03

Como Citar

SGUARIO, Valeria Maria Gataz; TOMAÉL, Maria Inês. Portal corporativo interno de um hospital universitário: um estímulo à aprendizagem organizacional. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 57–72, 2011. DOI: 10.5007/1518-2924.2011v16n32p57. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2011v16n32p57. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)