Visualização da Informação na construção de interfaces amigáveis para Sistemas de Recuperação de Informação

Autores

  • Jessica Monique de Lira Vieira UFPE
  • Renato Fernandes Correa UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n32p73

Resumo

As informações representadas por meio de recursos visuais auxiliam os Sistemas de Recuperação de Informação (SRIs) a exercerem seu objetivo principal, o de recuperar informações relevantes que atendam a necessidade informacional de seus usuários. Sob esse contexto, objetiva-se analisar as alternativas propostas pela área de Visualização da Informação que visam facilitar a apropriação de informação pelo usuário, a partir do uso de interfaces visuais. A metodologia consiste em revisão de literatura com foco na potencial contribuição da representação visual de informações na construção de interfaces amigáveis para SRIs, auxiliando o usuário na busca, localização e recuperação de informações de seu interesse. Para demonstrar a importância do uso de estruturas de Visualização da Informação na comunicação com o usuário, apresenta-se alguns SRIs que fazem uso de recursos gráficos e interfaces amigáveis. As informações disponibilizadas por meio de representação visual proporcionam ao usuário uma melhor compreensão acerca das mesmas, como também a descoberta de novos conhecimentos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jessica Monique de Lira Vieira, UFPE

Graduanda em Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Renato Fernandes Correa, UFPE

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de pernambuco (UFPE); Professor do departamento de Ciência da Informação da UFPE.

Downloads

Publicado

2011-10-03

Como Citar

Vieira, J. M. de L., & Correa, R. F. (2011). Visualização da Informação na construção de interfaces amigáveis para Sistemas de Recuperação de Informação. Encontros Bibli: Revista eletrônica De Biblioteconomia E Ciência Da informação, 16(32), 73-93. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n32p73

Edição

Seção

Artigo