Representação Cartográfica Dinâmica Online: análise da atividade editorial em inteligência econômica na França

Lillian Alvares, Luc Quoniam, Charles-Victor Boutet

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n32p94

O estudo da comunidade de Inteligência Econômica (IE) na França é apresentada sob a perspectiva de análise da produção científica da comunidade atuante na área que produz ativamente documentos digitais e os disponibiliza em comunidades virtuais. A metodologia de realização da análise será por meio do tratamento automático de informação e de mapas interativos na representação de redes sociais, tornando evidente seu potencial de utilização. O tratamento automático e os mapas interativos, suporte da metodologia de análise terá como base a representação dinâmica, isso é, a representação que é simultaneamente interativa e em três dimensões. A primeira parte do trabalho é dedicada a apresentar o Tratamento Cartográfico Interativo, incluindo a legitimação do método adotado (Representação Dinâmica Interativa em Três Dimensões), o universo de estudo e as ferramentas escolhidas para concluir a análise da comunidade de IE na França. O tema tratado, por conseguinte, tangencia a questão sobre o status dos documentos digitais como produção científica quantificável e publicável, capaz de produzir inovação e novos conhecimentos, mas que enfrenta resistência da própria comunidade científica. Os resultados privilegiam a verificação da metodologia em comparação com outros métodos de representação de dados.


Palavras-chave


Inteligência Competitiva; Inteligência Econômica; Cartografia; Redes Sociais

Texto completo:

PDF-A(FR) PDF-A(PT)


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n32p94



Direitos autorais 2011 Lillian Alvares, Luc Quoniam, Charles-Victor Boutet

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)