Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n32piResumo
Prezados Leitores, É com muita satisfação que anunciamos a edição do volume 16, número 32 de 2011, agradecendo de maneira muito especial a colaboração de Rosângela Schwarz Rodrigues, Ursula Blattmann, Araci Isaltina de Andrade Hillesheim e Gleisy Regina Bories Fachin que, até então, eram as editoras da revista e que, com sua atuação, contribuíram decisivamente para o desenvolvimento e o êxito desta publicação. Os esforços somados de todos os profissionais envolvidos na elaboração deste periódico têm gerado qualidade de conteúdo e o consequente respeito conquistado junto à comunidade científica da área de ciência da informação. Podemos destacar entre os frutos que estamos agora colhendo: a edição de trabalhos em outros idiomas e um planejamento de transformar a Encontros Bibli em quadrimestral, aspectos que serão visíveis em 2012. O ano de 2011 foi promissor para a Encontros Bibli. A revista está fortalecida e, com a visão de internacionalizar suas próximas edições, contando com uma nova estrutura editorial e índices promissores: representação de 604 citações, contando com uma média de 40,27 ao ano, um percentual de 1,62 citações por artigo, uma média de 1,62 artigos por autoria e com os seguintes indicadores de presença acadêmica: índice-h = 11 e índice-g = 16. Este número, A Ciência da Informação, suas visões e aplicações na contemporaneidade, nos traz uma mostra como a produção científica da área está diversificada, ao mesmo tempo em que agrega novas abordagens e enriquece o entendimento desta promissora ciência. Como colaborações científicas, resumimos os estudos aprovados nesta edição, tendo o artigo Aspectos conceituais da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade, representando a evolução conceitual das terminologias ligadas à multidisciplinaridade e à interdisciplinaridade, visando identificar também a abordagem transdisciplinar, a partir de um referencial teórico, discussões constantes na formação ideológica da área e que pontua com propriedade esta evolução de pensamento. Conta-se também com dois estudos sobre o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, dedicados a (i) Produção do Conhecimento sobre o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER no Brasil nos anos de 2003 a 2010 e ao (ii) Uso e expectativas sobre o sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER). O primeiro estudo busca contemplar a agilidade do processo de produção de conhecimento eletrônico, caracterizando a redução de custos e uma divulgação mais ampla desta utilização como meio de publicação. O segundo objetiva pesquisar o uso das funcionalidades do SEER, atribuindo a visão dos Administradores do Sistema e dos Editores (Gerente e de Seção), identificando o perfil destes gestores. Dentro da diversidade da área de Ciência da Informação, contamos, na sequência, com a aplicação do processo informacional em um Portal corporativo interno de um hospital universitário: um estímulo à aprendizagem organizacional, que relata o desenvolvimento deste portal mediante a analogia aos processos de análise, síntese e representação da informação, demonstrando os benefícios alcançados como os processos de gestão da informação e da aprendizagem organizacional, atrelados à tecnologia da informação. Ao considerar os estudos aqui descritos e a amplitude da Ciência da Informação, destaca-se as formas de visualizar e representar o conhecimento. Neste sentido, relatamos os estudos (i) Visualização da Informação na construção de interfaces amigáveis para Sistemas de Recuperação de Informação e (ii) Representação Cartográfica Dinâmica Online: análise da atividade editorial em inteligência econômica na França, no qual o primeiro trata de trabalhar a ilustrar como um recurso dos Sistemas de Recuperação de Informação (SRIs), potencializando a facilidade a representação visual para a descoberta de novos conhecimentos; enquanto o segundo estudo trabalha com a representação cartográfica da Inteligência Econômica na França, fazendo uso das análises de redes sociais em forma de grafos 3D interativos. A fechar o presente número, temos o estudo Avanços e perspectivas da infometria e dos indicadores multidimensionais na análise de fluxos da informação e estruturas do conhecimento que relata as contribuições teóricas consolidadas e emergentes da infometria/informetria frente às estruturas do conhecimento e aos fluxos de informação na atualidade, incluindo a abordagem multidimensional de representação deste estudo métrico. Adilson Luiz Pinto Márcio Matias
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Adilson Luiz Pinto, Márcio Matias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


















