Indicadores da produção científica e co-autoria: análise do departamento de ciências da informação da UFRGS

Josiane Gonçalves da Costa, Samile Andrea de Souza Vanz

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n33p97

Através da Bibliometria, investigam-se as características de 248 documentos publicados pelos docentes do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 2000 e 2008. O objetivo do estudo foi delinear o perfil de publicação departamental em relação aos seguintes indicadores: tipologia dos documentos, assunto, idioma, ano e local de publicação, redes de colaboração, títulos de periódicos e eventos utilizados como canais de comunicação científica. Os resultados indicam uma tendência à pesquisa colaborativa entre os docentes investigados, seus colegas e alunos da faculdade (74,3%), e revelam que anais de eventos e periódicos nacionais são os canais mais utilizados pelos professores para comunicação científica. Destaca como eventos mais utilizados para publicação o CBBD e INTERCOM e aponta a revista Em Questão (publicação eletrônica da faculdade) como principal periódico. Reforça a ideia de que a Ciência da Informação no Brasil ainda é um campo em formação, sem padrões próprios de comportamento em relação à comunicação científica. Conclui que a Bibliometria é um método eficiente para coleta de subsídios à tomada de decisões no âmbito das políticas cientificas e da gestão de bibliotecas, mas requer atenção quanto à interpretação dos resultados.


Palavras-chave


Bibliometria; Cientometria; Produção científica; Co-autoria; Colaboração científica; Ciência da Informação.

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DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n33p97



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