Indicadores da produção científica e co-autoria: análise do departamento de ciências da informação da UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n33p97Palavras-chave:
Bibliometria, Cientometria, Produção científica, Colaboração científica, Co-autoria, Ciência da Informação, UFRGSResumo
Através da Bibliometria, investigam-se as características de 248 documentos publicados pelos docentes do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 2000 e 2008. O objetivo do estudo foi delinear o perfil de publicação departamental em relação aos seguintes indicadores: tipologia dos documentos, assunto, idioma, ano e local de publicação, redes de colaboração, títulos de periódicos e eventos utilizados como canais de comunicação científica. Os resultados indicam uma tendência à pesquisa colaborativa entre os docentes investigados, seus colegas e alunos da faculdade (74,3%), e revelam que anais de eventos e periódicos nacionais são os canais mais utilizados pelos professores para comunicação científica. Destaca como eventos mais utilizados para publicação o CBBD e INTERCOM e aponta a revista Em Questão (publicação eletrônica da faculdade) como principal periódico. Reforça a ideia de que a Ciência da Informação no Brasil ainda é um campo em formação, sem padrões próprios de comportamento em relação à comunicação científica. Conclui que a Bibliometria é um método eficiente para coleta de subsídios à tomada de decisões no âmbito das políticas cientificas e da gestão de bibliotecas, mas requer atenção quanto à interpretação dos resultados.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006. Disponível em; < http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/16/5>. Acesso em: 02 ago., 2009.
COSTA, Josiane Gonçalves da; VANZ, Samile Andrea de Souza. A Produção intelectual em Ciência da Informação: análise de citações do DCI/UFRGS de 2000 a 2008. Em questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 79-93, jan./jun. 2010.
CRANE, D. Invisible Colleges: diffusion of knowledge in scientific communities. Chicago: The University of Chicago Press, 1972. 213 p.
LE COADIC, Yves-françois. Ciência da Informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
MAIA, Maria de Fátima S.; CAREGNATO, Sônia Elisa. Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 18-31, maio./ago. 2008. Disponível em; < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/215/471>. Acesso em: 02 ago. 2009.
MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado; PASSOS, Edilenice Jovelina Lima. Introdução: as questões da comunicação científica e a Ciência da Informação. In:______. ¬ (org.). Comunicação Científica. Brasília: DCI/UNB, 2000. p. 13-34.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A publicação da ciência: áreas científicas e seus canais preferenciais. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, fev., 2005. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/fev05/F_I_aut.htm>. Acesso em: 02 ago. 2009.
SANTOS, Jussara Pereira. FABICO, Fragmentos de uma Trajetória. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 275-299, jan./dez. 2000.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22>. Acesso em: 02 ago. 2009.
SENGUPTA, I. N. Bibliometrics, informetrics, scientometrics and librametrics: an overview. Libri, Munich, v. 42, n. 2, p. 75-98, 1992.
SILVA, Antonio Braz de Oliveira et al. Estudo da rede de co-autoria e da interdisciplinaridade na produção científica com base nos métodos de análise de redes sociais: avaliação do caso do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFMG. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. esp., p. 179-194, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/355/422>. Acesso em: 10 mar. 2010.
SPINAK, Ernesto. Diccionario enciclopédico de bibliometría, cienciometría e informetría. Caracas: Cresalc/Unesco, 1996.
SOUZA, Rosali Fernandez de; STUMPF, Ida Regina Chittó. Ciência da informação como área do conhecimento: abordagem no contexto da pesquisa e da pós-graduação no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. esp., p. 51-58, 2009. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/901/606>. Acesso em: 10 mar. 2010.
STUMPF, Ida Regina Chitto. Programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil: linhas de pesquisa, avaliação e perspectivas. In: COLÓQUIO MEDIAÇÕES E USOS DE SABERES E INFORMAÇÃO: um diálogo França-Brasil, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Rede Mussi, 2008. p.82-98
TAGUE-SUTCLIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing & Management, Oxford, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da Bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31. n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/171/150>. Acesso em: 02 ago. 2009.
VANZ, Samile Andrea de Souza; CAREGNATO, Sônia Elisa. Estudos de Citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n.2, p. 247-259, jul./dez. 2003. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/75/35>. Acesso em 10 ago. 2009.
VANZ, Samile Andrea de Souza; STUMPF, Ida Regina Chittó. Colaboração científica: revisão teórico-conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2., p. 42-55, maio/ago, 2010. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/1105/731>. Acesso em: 18 maio. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Josiane Gonçalves da Costa, Samile Andrea de Souza Vanz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.