O produtor e o conteúdo da informação na internet: um estudo sobre o tema educação ambiental em páginas e sites brasileiros

Autores

  • Margarete Pereira Friedrich Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ, CEFET QUÍMICA, Brasil.
  • Fábio Castro Gouveia Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Katholieke Universiteit Leuven, K.U.L., Bélgica. Faculdade de Medicina - Universidade do Porto, FMUP, Portugal.
  • Jaqueline Leta Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Biomédicas.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n34p157

Resumo

Nos últimos 20 anos, a internet consolidou-se como um eficiente meio de difusão da informação devido a sua forma rápida e inovadora que permite a troca de conhecimento em nível global. Informações sobre Educação Ambiental (EA) são veiculadas cada vez mais por diferentes mídias, dentre elas a internet, o que favoreceu a ampliação dos canais de comunicação e divulgação do conhecimento em torno dessa temática, que também cresceu significativamente nas últimas décadas. Ao longo de sua breve história, o termo EA ganhou um significado mais amplo, abrangendo não apenas questões biológicas e de saúde, mas também culturais, socioeconômicas, político-pedagógicas e humanistas. O presente trabalho analisou o tipo de informação produzida e difundida pelas webpages brasileiras que foram apontadas por outras webpages por terem sido reconhecidas pelo termo EA. Utilizou-se nesta pesquisa o operador de busca Google: allinanchor, que possibilitou a recuperação deste tipo de webpages. Inicialmente foram coletadas 837 webpages, mas devido a duplicidades e problemas técnicos de acesso às paginas, o universo de pesquisa ficou reduzido a 617. Estas webpages foram classificadas de acordo com o tipo de informações que veiculam, como: o tipo de domínio, de atividade, de conteúdo e de representação social e conceitual. Os resultados demonstraram um amplo envolvimento das esferas institucionais, governo, setor privado, universidade, e terceiro setor, que disponibilizam suas ações de EA por meio eletrônico, abrangendo prioritariamente projetos educacionais e programas comunitários, nos quais predomina a visão integrada da relação entre homem, sociedade e meio ambiente.

Biografia do Autor

Margarete Pereira Friedrich, Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ, CEFET QUÍMICA, Brasil.

Possui graduação em Ciência Biológicas - Modalidade Genética (1982) e licenciatura em Ciências Biológicas (1983) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem mestrado em Química Biológica (sub-área Educação, Difusão e Gestão em Biociências) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), além de uma especialização em Ensino de Ciências (UFRJ - 1996) e MBA em Gestão Empresarial (IDHGE - 2006). Desde 1992 é professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ (atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ). Tem experiência na área de Biologia Geral, atuando em pesquisas dos seguintes temas: ciências biológicas, avaliação de aprendizagem, educação ambiental, divulgação científica e produção de material didático. Atualmente ministra aulas: de Empreendedorismo e Plano de Negócios nos Cursos Superiores de Tecnologia e Curso Médio/Técnico na Modalidade EJA e de Biologia na Pós-graduação lato sensu - Especialização em Ensino de Ciências do IFRJ.

Fábio Castro Gouveia, Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Katholieke Universiteit Leuven, K.U.L., Bélgica. Faculdade de Medicina - Universidade do Porto, FMUP, Portugal.

Concluiu o Mestrado em Ciências (Microbilogia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1998, e o Doutorado em Ciências (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2007. Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, chefe do Serviço de Design e Produdos de Divulgação Científica do Museu da Vida. Atua na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em Museus e Centros de Ciência, Internet, Multimídias e Webometria.

Downloads

Publicado

2012-08-05

Como Citar

FRIEDRICH, . P.; GOUVEIA, . C.; LETA, . O produtor e o conteúdo da informação na internet: um estudo sobre o tema educação ambiental em páginas e sites brasileiros. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 157–170, 2012. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n34p157. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n34p157. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos