Diretrizes para o desenvolvimento e a avaliação de blogs de biblioteca

Autores

  • Laura Akie Saito Inafuko Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n35p145

Resumo

Os blogs se popularizam pela facilidade de uso e publicação, influenciando no aumento de ambientes informacionais digitais. Considera-se necessário estudos que otimizem a organização das informações contidas em blogs, para contribuir no seu desenvolvimento. A partir de observação direta não-participativa, analisou-se em 6 blogs de bibliotecas universitárias elementos de AI (MORVILLE; ROSENFELD, 2006) e diretrizes de Usabilidade (NIELSEN, 2005), identificando-se os elementos fundamentais e opcionais para o desenvolvimento estrutural de um blog. Além disso, foram elaboradas diretrizes de planejamento, um modelo de avaliação, e foram propostos elementos de AI específicos para blogs, contribuindo para os estudos da AI Digital.

Biografia do Autor

Laura Akie Saito Inafuko, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília.

Bibliotecária do Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Assis.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Marília.

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

INAFUKO, . A. S.; VIDOTTI, . A. B. G. Diretrizes para o desenvolvimento e a avaliação de blogs de biblioteca. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 145–166, 2012. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n35p145. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n35p145. Acesso em: 31 jan. 2023.

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