Necessidades de informação: uma análise sociocognitiva na gestão acadêmica no contexto da regulação

Autores

  • Nadi Helena Presser Universidade Federal de Pernambuco Departamento da Ciência da Informação
  • Mitsuo André Vieira Fukahori Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n35p27

Palavras-chave:

Necessidades de informação, Análise sociocognitiva, Complexidade das tarefas, Pós-Graduação, Regulação

Resumo

Apresenta-se uma análise sociocognitiva de investigação das necessidades de informação que surgem das diferentes tarefas que os coordenadores de pós-graduação assumem no seu trabalho. O contexto da regulação, objeto da pesquisa, se constituiu no ambiente social no qual as informações são produzidas e usadas. O estudo do documento da área das Ciências Sociais Aplicadas I se constituiu como a base empírica da pesquisa. Constatou-se que as necessidades de informação que surgem do conjunto de tarefas que estão no centro da regulação são conformadas nas comunidades acadêmicas. Ao mesmo tempo em que produzem resultados complexos, muitas tarefas podem ser decompostas em elementos compreensíveis e as necessidades de informação identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco Departamento da Ciência da Informação

Professora Adunta I

Departamento da Ciência da Informação

Mitsuo André Vieira Fukahori, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduando do curso Gestão da Informação

Departamento da Ciência da Informação

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

PRESSER, Nadi Helena; FUKAHORI, Mitsuo André Vieira. Necessidades de informação: uma análise sociocognitiva na gestão acadêmica no contexto da regulação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 27–46, 2012. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n35p27. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n35p27. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos