Tecnologias para competências em informação na web

Autores

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Wagner Junqueira de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Alba Lígia de Almeida Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n35p75

Palavras-chave:

Tecnologias intelectuais, Competências em informação, Ação de ensino e extensão, Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi, Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Apresenta e discute os resultados do Projeto Competências em informação − Tutoriais em Tecnologias Intelectuais para disseminação da informação na web, em desenvolvimento no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Discorre sobre a proposta de uma ação de extensão, em parceria com o ensino universitário nas áreas de Biblioteconomia e Arquivologia, para o desenvolvimento de competências para busca, organização, produção e disseminação da informação na Web. Relata o desenvolvimento de tutoriais para transferência de tecnologias intelectuais à comunidade interessada, na web, bem como experiência com oficinas presenciais realizadas por ocasião do I Salão Internacional do Livro da Paraíba, em 2010. Discute os resultados parciais da ação para competências em informação, a partir de reflexão sobre a experiência nesse primeiro ano do Projeto.

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Dra. em Ciência da Informação pela Universidade do Rio de Janeiro – UFRJ. Profa. Adjunto II no Departamento de Ciência da Informação –DCI/CCSA/UFPB

Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Dr. em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB. Prof. Adjunto I no Departamento de Ciência da Informação –DCI/CCSA/UFPB

Alba Lígia de Almeida Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Prof. Professora Assistente no Departamento de Ciência da Informação –DCI/CCSA/UFPB

Downloads

Publicado

2012-12-05

Edição

Seção

Artigo