A mediação da informação através da comunidade virtual Anobii: um estudo de caso

Autores

  • Giulia Crippa Universidade de São Paulo
  • Larissa Akabochi de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n35p97

Palavras-chave:

Leitura, Tecnologia, Mediação da Informação, Comunidades Virtuais, Anobii.

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia modificou as relações com o acesso ao conhecimento. As comunidades virtuais, possíveis de existir graças às plataformas tecnológicas, modificaram as formas de circulação e apropriação da informação, inclusive aquela relativa aos livros e à leitura. Nesse sentido, procura-se analisar as práticas de leitura e de mediação da informação através do estudo em uma comunidade virtual para leitores, o site www.anobii.com. Como método de pesquisa, utiliza-se a “netnografia” para avaliar a funcionalidade do site e a relação que os leitores estabelecem com as suas páginas, explorando o entrelaçamento que se constitui entre o suporte tecnológico, o qual permite formas específicas de “interação” na produção da informação sobre livros, e os perfis de leitura. Evidencia-se, assim, a importância do Anobii enquanto mediador da informação, tendo como base os princípios da Estética da Recepção.

Biografia do Autor

Giulia Crippa, Universidade de São Paulo

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora do curso de Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo.

Larissa Akabochi de Carvalho, Universidade de São Paulo

Bacharel em Biblioteconomia, Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Edição

Seção

Artigo