Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades

Autores

  • Aida Varela Universidade Federal da Bahia
  • Marilene Lobo Abreu Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p142

Palavras-chave:

Ciência da informação, Ciências cognitivas, Processos de recuperação e uso da informação, Competência Informacional.

Resumo

Analisam-se as possíveis trajetórias cognitivas decorrentes do processo de busca, recuperação e uso da informação, no âmbito da educação e na inter-relação desta com a ciência da informação, na perspectiva da construção do conhecimento, demonstrando a aplicabilidade dos estudos cognitivos neste processo, abrangendo a relação dos sujeitos intervenientes, no sentido de ampliar a compreensão dos fenômenos informacionais, que ocorrem na dinâmica da transferência da informação, considerando que esta é um ato pedagógico. Apresentam-se por contiguidade de conhecimentos e necessidades, os principais representantes das correntes cognitivas educacionais, como substrato aos processos de recuperação, compreensão, reflexão e criticidade essenciais à construção do conhecimento científico, com destaque para o domínio dos vários níveis de leitura e o desenvolvimento de competências para buscar e usar a informação.

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Publicado

2012-08-17

Como Citar

Varela, A., & Barbosa, M. L. A. (2012). Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades. Encontros Bibli: Revista eletrônica De Biblioteconomia E Ciência Da informação, 142-168. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p142