Ações para competências em informação no ciberespaço: reflexões sobre a contribuição da metacognição

Autores

  • Gustavo Henrique de Araujo Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p1

Palavras-chave:

Sociedade em rede, Ciberespaço, Redes virtuais de aprendizagem, Competências em informação, Metacognição

Resumo

Apresenta um quadro de referência teórico-conceitual em cujo contexto se discute a contribuição da metacognição às ações para competências em informação no ciberespaço. Discorre sobre os conceitos inter-relacionados no texto, esclarecendo a perspectiva mediante a qual a produção e compartilhamento de informação e conhecimento em redes virtuais são vistas como possibilidades de criação de novos conhecimentos. Nesse sentido, torna-se relevante, na sociedade em rede, o desenvolvimento e disponibilização de competências em informação na internet, de modo a promover o uso e apropriação de tecnologias intelectuais digitais. Destaca o valor das estratégias metacognitivas na produção de artefatos destinados ao desenvolvimento de competências em informação para veiculação na internet, em especial no que diz respeito às redes virtuais de aprendizagem.

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Publicado

2012-08-17

Como Citar

FREIRE, Gustavo Henrique de Araujo; FREIRE, Isa Maria. Ações para competências em informação no ciberespaço: reflexões sobre a contribuição da metacognição. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], p. 1–23, 2012. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p1. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp1p1. Acesso em: 30 dez. 2024.