Conceitos de informação e texto nas abordagens do ponto de vista cognitivo na ciência da informação e do processamento da informação na psicologia cognitiva – uma visão interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p40Palavras-chave:
Informação, Texto, Processos cognitivos, Compreensão textual, Ponto de Vista Cognitivo, Processamento da Informação, Ciência da InformaçãoResumo
A interação entre usuário, informação e texto é de interesse da Ciência da Informação embora essa interação tenha merecido insuficiente atenção na literatura. Esta questão é abordada no presente artigo cujo principal propósito é contribuir na discussão da afinidade teórica entre o ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação e a abordagem do processamento da informação na Psicologia Cognitiva. Inicialmente, a natureza interdisciplinar da Ciência da Informação é discutida e justificada como meio de aprofundamento e fortalecimento do seu arcabouço teórico, o que ajuda a evitar estagnação e proporciona a manutenção do compasso com áreas relacionadas. Em segundo lugar, a discussão tece considerações quanto ao Paradigma Cognitivo, o qual está na origem da abordagem do ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação. As implicações desse paradigma para as ciências sociais são salientadas tendo em vista a mudança de foco do objeto ou sinal para o indivíduo. Além disso, debatida a noção de modelos de mundo, i.e., sistemas de categorias e conceitos que orienta a interação do indivíduo com seu meio. Em terceiro lugar, a suposição teórica da abordagem do ponto de vista cognitivo é discutida com ênfase no conceito de ‘informação’ como consequência de processos cognitivos bem como associado à noção de texto. A abordagem assinala a relevância do entendimento da interação entre informação, texto e indivíduo, porém são observadas lacunas quanto a tal realce. Utilizando-se de noções que são comuns a ambas as abordagens, propõe-se que algumas dessas lacunas possam ser preenchidas. Finalmente, o conceito de ‘texto’, seus principais elementos e estruturas são apresentados de acordo com perspectiva de modelos de compreensão de texto na abordagem do processamento da informação. Como conclusão, sugere-se que a aproximação do ponto de vista cognitivo e a da abordagem do processamento da informação pode enriquecer e ser frutífera para Ciência da Informação e Psicologia Cognitiva, como por exemplo no desenvolvimento de modelos de gestão da informação e do conhecimento mais efetivos e humanizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Shirley Guimarães Pimenta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.