O impacto da curadoria digital dos dados de pesquisa na Comunicação Científica

Autores

  • Luana Farias Sales Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Luís Fernando Sayão Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17nesp2p118

Palavras-chave:

Curadoria digital, Reuso de dados científicos, Comunicação científica

Resumo

Oferecer acesso aos dados gerados no decorrer das atividades científicas é um desejo cada vez mais relevante para a comunidade científica. Assim como existe uma tendência mundial em dar acesso livre aos resultados de pesquisa por meio da criação de repositórios digitais e da publicação de periódicos livres, existe também uma demanda em torno do acesso livre aos dados gerados pela pesquisa científica. A importância desses dados é cada vez mais patente, visto que eles que dão sustentação aos resultados que serão discutidos nas publicações acadêmicas tradicionais e podem servir de base para novos projetos. Por outro lado, o uso intensivo de computadores, de tecnologias de rede, instrumentação avançada e de simulação na pesquisa científica proporciona o surgimento de uma ciência inteiramente baseada nos fluxos de dados e de conjunto de objetos digitais armazenados em repositórios distribuídos globalmente. Essa nova forma de gerar e disseminar conhecimento é chamada de eScience. Os dados digitais gerados a partir dessa forma de praticar ciência precisam ser tratados e gerenciados de modo que a preservação por longo prazo, o acesso, a autenticidade e o reuso para novas pesquisas desses dados possam ser assegurados. Este trabalho visa apresentar o conceito de Curadoria Digital enquanto uma nova atividade de tratamento e representação da informação que, desenvolvida de forma correta, poderá alterar o ciclo da comunicação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

SALES, Luana Farias; SAYÃO, Luís Fernando. O impacto da curadoria digital dos dados de pesquisa na Comunicação Científica. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], p. 118–135, 2012. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17nesp2p118. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp2p118. Acesso em: 30 dez. 2024.