Folksonomia: a linguagem das tags

Autores

  • Juliana de Assis UFMG
  • Maria Aparecida Moura UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n36p85

Palavras-chave:

Linguagem, Folksonomia, Redes Sociais, Organização da Informação

Resumo

A radicalização do potencial colaborativo da web atual aponta uma tendência de personalização da recuperação da informação através de ferramentas que exploram a linguagem natural na representação e no compartilhamento de conteúdos ao longo das redes sociais. Tal configuração sócio-técnica traz desafios aos profissionais da informação tanto para a descrição e compreensão dos fenômenos informacionais que ocorrem neste âmbito, quanto para a elaboração de produtos e serviços voltados para um usuário que se apresenta cada vez mais como sujeito informacional ao assumir um papel ativo diante da complexidade que caracteriza a organização da informação em contextos digitais. Este artigo apresenta conclusões de pesquisa, relacionadas às analises da linguagem utilizada em três ambientes colaborativos que utilizam a folksonomia (Social Tagging Systems). A partir de uma perspectiva fundamentada na Semiótica e na Análise de Redes Sociais, são identificadas e descritas as principais manifestações da linguagem gerada e compartilhada pelas redes sociais através destes ambientes.

Downloads

Biografia do Autor

Juliana de Assis, UFMG

Mestre em Ciência da Informação (UFMG)

Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG

Maria Aparecida Moura, UFMG

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP)
Professora Titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

ASSIS, Juliana de; MOURA, Maria Aparecida. Folksonomia: a linguagem das tags. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 85–106, 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n36p85. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p85. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Plum Print visual indicator of research metrics
  • Citations
    • Citation Indexes: 1
  • Captures
    • Readers: 15
see details