Editorial

Autores

  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcio Matias Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n36pi

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Editorial

Biografia do Autor

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Prezados Leitores, É com satisfação que anunciamos a edição do volume 18, número 36 de 2013, parabenizando o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina pelos seus 40 anos de existência, uma das razões do surgimento da Encontros Bibli. Estes anos de parceria fizeram com que a revista obtivesse índices promissores: com uma representação de 698 citações, contando com uma média de 43,12 ao ano, um percentual de 1,05 citações por artigo, uma média de 1,71 artigos por autoria e com os seguintes indicadores de presença acadêmica: índice-h = 13 e índice-g = 18. A capa deste número mostra parte dos mosaicos do artista plástico Rodrigo de Haro presentes no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Nestes mosaicos, podemos observar que diversas partes menores dispostas adequadamente formam representações, beleza, arte e um todo harmonioso que resume a história das Américas por meio de relatos de viagens, crônicas pré-colombianas, lendas, literatura colonial e poemas de autores contemporâneos. Na Ciência da Informação, mosaicos podem representar a diversidade de temas, de visões e de abordagens que interagem entre si e com outras áreas do conhecimento, para formar um grande e enriquecido conjunto de conhecimentos. Neste ambiente, os autores que ajudam a construir o grande mosaico informacional trabalham cotidianamente, com foco, método, disciplina e criatividade, utilizando pesquisa e informação. Neste número, temos o Mosaico Informacional da Ciência da Informação, com aspectos científicos da sua comunicação, de seus estudos métricos, sistemas, desenho e competências informacionais, sua representação, gestão e organização do conhecimento, direitos autorais e a leitura como função terapêutica. Desta forma, os colaboradores deste número, em forma resumida, apresentam: a) O mapeamento dos enfoques sobre: (i) a informação presentes em diferentes publicações periódicas da área de Ciência da Informação (Informação para negócios, Informação para a cidadania e Informação para a emancipação); (ii) o conhecimento dos profissionais que influenciam os produtos gerados no tratamento temático da informação no contexto de bibliotecas universitárias; (iii) e as métricas da evolução da atividade publicada e seus índices de citações. Processos fundamentais para a consolidação da Comunicação científica. b) As ferramentas e técnicas informacionais: (i) para o desenvolvimento de registros informatizados compartilhados frente aos cuidados sociais que a informação proporciona; (ii) voltados ao potencial colaborativo da web atual, apontando tendência de personalização da recuperação da informação através de da exploram a linguagem natural; (iii) utilizando a legislação que regula os direitos autorais e livre acesso informacional; (iv) visando atributos da educação a partir do usos de recursos web 2.0. c) As competências informacionais: (i) focadas em conhecimento, habilidades e atitudes. Incluindo; (ii) as práticas de gestão da informação em Unidades de Informação; (iii) o uso de sistemas de gerenciamento de direitos autorais em arquivos digitais, focando sua aplicação em e-books, por meio do desenvolvimento dos sistemas de DRM, e; (iv) a terapia informacional como objeto de estudo da Ciência da Informação, com foco de perspectiva e avaliação das características intrínsecas da fundamentação da área. A fechar este número, salientamos a multidisciplinaridade da área de Ciência da Informação e seu mosaico de entendimentos, visões, perspectivas e novos cenários possíveis, fato exposto e salientado dentro do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina nestes 40 anos. Parabéns a todos que o construíram, desenvolvem e dele participam! Desejamos a todos uma boa leitura. Adilson Luiz Pinto e Márcio Matias (editores)

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Publicado

2013-04-18

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Seção

Editorial