Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte

Autores

  • Bernadete Campello Escola de Ciência da Informação da UFMGResumo da BiografiaDoutora, Professora Titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Paulo da Terra Caldeira Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Maria da Conceição Carvalho Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Mara Eliane Fonseca Rodrigues Departamento de Ciência da Informação da UFF
  • Laura Valladares de Oliveira Soares Escola de Ciência da Informação da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p123

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Pesquisas em biblioteca escolar, Interação bibliotecário/professor, Estudos de usos e usuários, Biblioteca escolar- leitura

Resumo

O objetivo deste estudo foi o estabelecimento do estado da arte da pesquisa sobre biblioteca escolar no Brasil, entre 1975 e 2011, buscando identificar: assuntos pesquisados; embasamento teórico-conceitual; metodologias e técnicas utilizadas; resultados e conclusões dos estudos. A metodologia foi análise documental de setenta relatos de pesquisa sobre o tema, separados em seis categorias: biblioteca escolar como espaço de aprendizagem, interação bibliotecário/professor, estudos de usos e usuários, coleção, leitura e pesquisa escolar. Os resultados revelaram que existe consciência da necessidade de se garantir o espaço da biblioteca na escola, considerando-se que ela pode contribuir para a aprendizagem. Há mais estudos na categoria leitura, e tendência no aumento da categoria pesquisa escolar. A necessidade de trabalho conjunto professor/bibliotecário foi reafirmada. Os estudos de uso e usuários ainda estão presos a abordagem tradicional, não conseguindo realizar um diálogo efetivo com a questão pedagógica. As metodologias dos estudos analisados foram em sua maioria qualitativas e o referencial teórico apresentou fragilidade, resultante da pouca clareza de seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo da Terra Caldeira, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Mestre, Professor Adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Doutora, Professor Adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Carlos Alberto Ávila Araújo, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Doutor, Professor Adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Maria da Conceição Carvalho, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Doutora, Professora Adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Mara Eliane Fonseca Rodrigues, Departamento de Ciência da Informação da UFF

Doutora, Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Laura Valladares de Oliveira Soares, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Referências

ANNES, Maria Ruth Barros. Biblioteca escolar: centro de recursos a serviço da educação na escola de Iº grau. 189 f. 1975. Dissertação - (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1975.

ARAUJO, Eliany Alvarenga de; TENÓRIO, Jovana Karla Gomes; FARIAS,Simarle Nobrega de. A produção de conhecimento na Ciência da Informação: análise das dissertações produzidas no curso de mestrado em Ciência da Informação-CMCI/UFPb no período de 1997/2001. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2003. [CD-ROM].

BRAMBILLA, Sônia Domingues Santos; STUMPF, Ida Regina Chittó. Interfaces da informação: tendências temáticas da pós-graduação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador: ANCIB, 2007. [CD-ROM].

CAMPELLO, B. et. al. Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos? Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 1-29, 2012.

CAMPELLO, B. S. et al. Literatura em biblioteca escolar: características de citações de teses e dissertações brasileiras. Transinformação, Campinas, v. 19, n. 3, p. 227-236, 2007.

DERVIN, B.; NILAN, M. Information needs and uses. In: WILLIAMS, Martha E. (Ed). Annual Review of Information Science and Technology , v. 21, Chicago , IL: Knowledge Industry Publications, 1986, p.3-33.

FERREIRA, S. M. S. P. Novos paradigmas e novos usuários da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 2, p. 217-223, maio/ago., 1995.

GOMES, Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras. A produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil: tendências temáticas e metodológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003. [CD-ROM].

GOMES, Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras. Perspectivas da Ciência da Informação no Brasil:um estudo através das comunicações apresentadas no VI ENANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: Ancib, 2007. [CD-ROM].

KUHLTHAU, Carol C. Seeking meaning: a process approach to library and information services. 2. ed. Westport, Conn.: Libraries Unlimited, 2004. 247 p.

MARDIS, Marcia A. Introduction: a gentle manifesto on the relevance and obscurity of school libraries in LIS research. Library Trends, v. 58, n. 1, p. 1-8, Summer 2009.

MARTUCCI, Elizabeth Márcia. Rompendo o silêncio: a biblioteca escolar e a trajetória de um pesquisador. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 1., 1998, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 1999. p. 31-38 .

MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. rev. e aprim. São Paulo: Hucitec, 2006.

MONTIEL-OVERALL, P.A theoretical understanding of teacher and librarian collaboration (TLC).SchoolLibrariesWorldwide, v. 11, n. 2, p. 24-48, 2005.

NEVES, Iara da Conceição Bitencourt. Pesquisa escolar nas séries iniciais do ensino fundamental: bases para um desempenho interativo entre sala de aula e biblioteca escolar. 2000. 177 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Documentação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

OBERG, Dianne. Editorial: School Libraries Worldwide as a source of evidence for evidence-based practice, 1995-2006. School Libraries Worldwide, v. 12. n. 2, p.i-xii, 2006.

OBERG, Dianne; CLYDE, Laurel A. LIS Journals as a source of evidence for evidence-based practice: the case of School Libraries Worldwide. In: IFLA GENERAL CONFERENCE AND COUNCIL, 70., 2004, Buenos Aires. Proceedings. 2004.

PÁLSDÓTTIR, G.; ÁRNADÓTTIR, I.; SVERRISDÓTTIR, I.; BLÖNDAL, R.; CLYDE, L. A. Published research about library and information science in or related to Iceland. Oslo: Novus Forlag, 1997. p. 85-108 (Nordic Yearbook of Library, Information and Documentation Research).

Downloads

Publicado

2013-08-13

Como Citar

CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila; CARVALHO, Maria da Conceição; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca; SOARES, Laura Valladares de Oliveira. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 123–156, 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p123. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p123. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)