Abordagem metodológica para o estudo comparativo entre as Bibliotecas digitais em Moçambique, Brasil e Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p157Palavras-chave:
Biblioteca digital, Brecha digital, Países em desenvolvimento, Indicadores de impacto, Cooperação interbibliotecáriaResumo
O presente artigo expõe resultados de uma tese de doutoramento em andamento sobre o impacto social das bibliotecas digitais, através de um estudo comparativo entre Brasil, Moçambique e Paraguai. Investigam-se os sistemas integrados das Bibliotecas das Universidades de São Paulo, Eduardo Mondlane e Nacional de Assunção, a través de indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação do impacto das bibliotecas digitais. Aplicam-se os indicadores em questionários e entrevistas realizados aos usuários, estudantes, docentes, bibliotecários, pessoal auxiliar e responsáveis das unidades em estudo. Os resultados obtidos visam fomentar a criação de outras bibliotecas similares, diminuir a exclusão digital e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável de cada país.
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