Análise do perfil dos estudantes de um curso Lato Sensu utilizando ferramenta RapidMiner

Autores

  • Juliana Leonardi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Araci Hack Catapan Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
  • Rogério Cid Bastos Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p19

Palavras-chave:

Formação de professores, Transversalidade, Extração de conhecimento, Educação à distância, RapidMiner

Resumo

A pesquisa tem como objetivo levantar o perfil dos participantes selecionados num curso em nível Lato Sensu na modalidade EaD realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi utilizada a ferramenta de extração de conhecimento RapidMiner para observar e estruturar os dados (usando algoritmos de classificação baseado na técnica de árvore ID3 numérico) sobre a formação, experiência em EaD e produção acadêmica dos candidatos selecionados. Com tal análise foi proposta uma abordagem pedagógica do curso congruente com o perfil dos selecionados, facilitando o desenvolvimento de situações de aprendizagem e formação de professores na interação de duas grandes áreas: gestão e docência. A organização do curso preocupa-se em preservar a unidade do conhecimento na formação dos participantes. Nesta perspectiva as disciplinas se integram pelos quatro eixos temáticos que constituem a organização curricular. Os eixos e os temas tratados como disciplinas propõem o cruzamento e a complementaridade durante o decorrer do curso, contemplando o olhar prismático da interdisciplinaridade e transversalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Leonardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Formada em Administração. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC). Atualmente sou doutoranda no PPEGC/UFSC.

Araci Hack Catapan, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2001). Professor adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil.

Rogério Cid Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(1994). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil

Downloads

Publicado

2013-08-13

Como Citar

LEONARDI, Juliana; CATAPAN, Araci Hack; BASTOS, Rogério Cid. Análise do perfil dos estudantes de um curso Lato Sensu utilizando ferramenta RapidMiner. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 19–42, 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p19. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p19. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.