Arquitetando caminhos: a informação suporte a tomada de decisão pelo Sistema CFB/CRBs (2007-2012)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n38p127Palavras-chave:
Gestão da Informação, Inteligência Organizacional, Sistema CFB/CRBResumo
Relata o modelo gerencial adotado para a gestão do Sistema CFB/CRBs no período de 2007 a 2012. Destaca a necessidade encontrada para compreender o cenário de atuação da instituição, o que conduziu ao emprego de levantamento, análise de busca de informação para apoiar a tomada de decisão a partir do entendimento de que se tratava de uma organização a serviços do ambiente. Aponta que o entendimento dos aspectos que envolvem a formação e atuação do profissional que atua na biblioteca foram basilares para prospectar o cenário informacional analisado. Discorre sobre os aspectos conceituais e de execução do trabalho que conduziu a composição de dois programas: um estruturante e outro mobilizador, os quais direcionaram as ações relatadas. Conclui que a apropriação da informação contribuiu de modo significativo para arquitetar o caminho que foi trilhado.
Downloads
Referências
ANSOFF, H. I. Administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1983.
CHOO, ChunWei. Gestão da informação para a organização inteligente: a arte de explorar o meio ambiente. Lisboa: Caminho, 2003. 368 p.
FULD, Leonard M. The new competitor intelligence: the complete resource for finding, analyzing and using information about your competitors. New York: John Wiley& Sons, 1994.
CANONGIA, Claudia etalli. Foresight, inteligencia competitiva e gestão do conhecimento: instrumentos para a gestão da inovação. Gestão da Produção. V. 11, n. 2, p. 231-238, maio-ago., 2004.
REZENDE, Maria Thereza Mendonça C. de. O papel social dos conselhos profissionais na área da saúde.Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 12, n. 1, Mar. 2007 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000100002&lng=en&nrm=iso>.access on 09 May 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342007000100002.
SANTOS, A. R. et al. Gestão do conhecimento como modelo empresarial. In: _____.(Org.). Gestão do conhecimento: um a experiência para o sucesso empresarial. Curitiba: Champagnat, 2001. p. 11-48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Célia Regina Simonetti Barbalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.