Gestão do Conhecimento e Inteligência competitiva: delineamento de estratégias de competitividade e inovação para pequenas empresas

Autores

  • Cassia Aparecida Corsatto Universidade Federal de São Carlos, Brasil.
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n38p19

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Inovação, Pequenas empresas

Resumo

O artigo faz uma apresentação dos conceitos e definições de gestão do conhecimento e de inteligência competitiva encontrados na bibliografia e traça um paralelo de sua importância e aplicabilidade no ambiente das pequenas empresas. Aborda a importância da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva no processo de delineamento de estratégias de competitividade e apresenta os elementos e ferramentas que apóiam a aplicação dos mesmos nas organizações, como pessoas e processos na geração do conhecimento no ambiente interno e a importância da informação organizada para adequação de empresas e instituições ao ambiente competitivo, no processo de tomada de decisão. Apresenta também ferramentas e metodologias para a implantação de estratégias de inteligência competitiva como forma de incremento à competitividade e geração de valor para os clientes e mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAIC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANALISTAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. Glossário. Disponível em: http:// www.abraicorg.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=36&Itemid=57> Acesso em 04 jun. 2013.

ABPMP - ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios : corpo comum de conhecimento. Versão 2.0, 2009.

BRUNO, F. S.; FILIPECKI, A. T. P.; SOARES JUNIOR. Globalização do setor têxtil e de confecção brasileiro: a busca pelo controle de ativos escassos de conhecimento. Revista Espacios, n.1, v.30, 2009. Disponível em: http://www.revistaespacios.com > Acesso em: 11/ jun. 2013.

CANONGIA, et. al. Foresight, Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: Instrumentos para a gestão da inovação. GESTÃO & PRODUÇÃO, v.11, n.2, p.231-238, mai.-ago. 2004.

CHOO, C.W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomardecisões. 2.ed. Tradução de Eliana Rocha. São Paulo: Editora Senac, 2006. 425p.

CORSATTO, C. A.; HOFFMAN, W. A. M. O papel das aglomerações produtivas frente ao desenvolvimento sustentável: um desafio à sustentabilidade. São Carlos: UFSCar, 2011. In: Ciência, tecnologia e sociedade: desafios da construção do conhecimento. São Carlos: UFSCar, 2011.

DAVENPORT, T. H., PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 2.ed., Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237 p.

DRUCKER, P. F. Sociedade pós-capitalista. 2. ed. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Pioneira, 1993.

FGV - FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Introdução ao Encadeamento Produtivo. In: Curso Encadeamento Produtivo online. Módulo 1, 2013.

FULD, L. M. The new competitor intelligence: the complete resource for finding, analyzing and using information about your competitors. John Wiley & Sons, 1994. 482p.

GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

HOFFMANN, W. A. M. Gestão do conhecimento: desafios de aprender. São Carlos: Compacta, 2009. 188p.

HOFFMANN, W. A. M. Monitoramento da informação e inteligência competitiva: realidade organizacional. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., v. 2, n. 2, p. 125-144, 2011.

KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

LOURES, R. C. R. Educar e inovar na sustentabilidade. Curitiba: UNINDUS, 2008. 193 p.

MILLER, J. Millenium Intelligence: Understanding and conducting competitive inteligencein the digital age. Neu Jersey: CyberAge Books, 2000.

NIC/UnB. Inteligência Competitiva: estratégias para pequenas empresas. Brasília: UNB, 1999. In: JUNIOR, W. F. Cardoso. A Inteligência Competitiva Aplicada nas Organizações do Conhecimento como modelo de Inteligência Empresarial Estratégica para Implementação e Gestão de Novos Negócios. Universidade Federal de Santa Catarina. Inteligência Competitiva 2003.

NIT - NÚCLEO DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM MATERIAIS. Manual de inteligência competitiva. 2004.

NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008. 920p.

OCDE - ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta de dados sobre inovação. 3.ed. Brasília : FINEP, 2005.

PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Tradução de Elizabeth Maria de Pinho Braga. Rio de Janeiro: Campus, 1992. 512p.

PRAHALAD, C. K. The changing face of strategy and value creation. In: HSM Fórum Mundial de Estratégias. São Paulo, 05 e 06 de Agosto de 2008.

SENGE, P. A quinta disciplina: Caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. Tradução de Antonio Roberto Maia da Silva. Rio de Janeiro: Qualymark Ed., 1999.

STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues e Priscilla Martins Celeste. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237 p.

SCHUMPETER, J. A (1907-1990). Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural. 1985. 169p. (Série Os economistas).

TARAPANOFF, K. (Org.) Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 2000.

VALENTIM, M. L. P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, v. 4, n. 3, jun. 2003. Disponível em:<http://www.datagramazero.org.br/jun03/F_I_art.htm>. Acesso em: 24 mai. 2013.

Downloads

Publicado

2013-11-18

Como Citar

CORSATTO, Cassia Aparecida; HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado. Gestão do Conhecimento e Inteligência competitiva: delineamento de estratégias de competitividade e inovação para pequenas empresas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 19–36, 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n38p19. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n38p19. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.