Estudo Cientométrico dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n40p51Palavras-chave:
Pós-Graduação, Pós-Graduação em Educação, Cientometria, IndicadoresResumo
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é fundamental a análise detalhada das potencialidades de cada região. A preocupação com a distribuição geográfica da pós-graduação no Brasil tem sido tema constante de debate. Estudos cientométricos têm contribuído para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, além de colaborar para pesquisas com indicadores sobre diferentes assuntos. Foram levantados indicadores como número e conceitos de PPGs em Educação, doutores, produção científica, população, IDEB e IDH. As fontes pesquisadas foram do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Ministério da Educação - MEC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. A análise da distribuição espacial dos PPGs em Educação pelo Brasil reforça os grandes vazios em termos de formação de pessoal neste nível em uma área estratégica para o desenvolvimento da nação.
Downloads
Referências
CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020 . Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Brasília : CAPES, 2010. Disponível em:<http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-de-posgraduacao/pnpg-2011-2020> . Acesso em: 10 out. 2012.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Divisão Regional do Brasil em mesorregiões e microrregiões geográficas. Rio de Janeiro,1990. v. 1. Disponível em: <http://www.ipeadata.gov.br/doc/DivisaoTerritorialBrasileira_IBGE.pdf >. Acesso em: 10 dez. 2011.
RÊGO, José Ivonildo do. O papel da Universidade Pública. In: 8º Seminário Nacional do Reuni, 2010, Brasília. ANDIFES. Brasília: Andifes, 2010. p. 40-59. Disponível em:
<http://www.ufal.edu.br/forplad/documentos/outros/8o%20Seminario%20Nacional%20do%20Reuni%20Publicacao%20Andifes.pdf>. Acesso em 15 out. 2013.
SANTOS, R. M. S.; KOBASHI, N. Y.. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Pesq. Bras. Ci. Inf. Brasília, v. 2, n.1, p. 155-172, 2009. Disponível em:<http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/21>. Acesso em: jan. 2013.
SCHWARTZMAN, S. Espaço para as ciências: o desenvolvimento da
comunidade científica no Brasil. 2001. Disponível em: <http://www.schwartzman.org.br/simon/spacept/capit9.pdf>. Acesso em: mar. 2013.
SCHWARTZMAN, S. Nota sobre a transição necessária da Pós-Graduação brasileira. In: BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de PósGraduação (PNPG) 2011-2020. Brasília: CAPES, 2010. (Vol. 2). Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-deposgraduacao/pnpg-2011-2020>. Acesso em: out. 2013.
SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.oei.es/reformaseducativas/desafios_educacion_brasil_schwartzman.pdf > Acesso em: 23 de fev. 2013.
SCHWARTZMAN, S. Universidade brasileira no século XXI: desafios do
presente. São Paulo:,Cortez, 2009.
SILVA, J. A.; BIANCHI, M. L. P.. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia, Ribeirão Preto, 2001, v. 11, n. 21, p. 5-10. ISSN 0103-863X. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v11n21/02.pdf>.
SPINAK, Ernesto. Indicadores Cienciomatricos. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p.141-148, maio/ago. 1998. Disponível em:
zhttp://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/349/310>. Acesso em: 12 ago. 2013.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed; 2008.
STUMPF, I. R. C. et al. Uso dos termos Cienciometria e Cientometria pela ComunidadeCientífica Brasileira. In: PLOBACIÓN, D. A.; WITTER, G. P.; SILVA, J. F. M. (Org.). Comunicação & Produção Científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006, p. 343-369.
VANTI, Nadia. A Cientometria revisitada à luz da expansão da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. PontodeAcesso, Salvador, 5, dez. 2011 Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5679>. Acesso em: 10 mar. 2013.
TEIXEIRA, A.. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua
evolução até 1969. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005. 319p. (Coleção Anísio Teixeira, vol. 10).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Maria Helena Machado de Moraes, Danilo Giroldo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.