Estudo Cientométrico dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil

Autores

  • Maria Helena Machado de Moraes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Danilo Giroldo Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n40p51

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Pós-Graduação em Educação, Cientometria, Indicadores

Resumo

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é fundamental a análise detalhada das potencialidades de cada região. A preocupação com a distribuição geográfica da pós-graduação no Brasil tem sido tema constante de debate. Estudos cientométricos têm contribuído para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, além de colaborar para pesquisas com indicadores sobre diferentes assuntos. Foram levantados indicadores como número e conceitos de PPGs em Educação, doutores, produção científica, população, IDEB e IDH. As fontes pesquisadas foram do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Ministério da Educação - MEC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. A análise da distribuição espacial dos PPGs em Educação pelo Brasil reforça os grandes vazios em termos de formação de pessoal neste nível em uma área estratégica para o desenvolvimento da nação.

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Biografia do Autor

Maria Helena Machado de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Biblioteconomia. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGEC. Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Danilo Giroldo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais. Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

 

 

 

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Publicado

2014-08-02

Como Citar

MORAES, Maria Helena Machado de; GIROLDO, Danilo. Estudo Cientométrico dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 51–66, 2014. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n40p51. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n40p51. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos