A exclusão digital e sua interferência no processo de desenvolvimento em competência informacional dos usuários da biblioteca do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI/MG) do município de Matozinhos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p157Palavras-chave:
Biblioteca, Competência Informacional, Estudo de Usuários, Exclusão Digital, Serviço Nacional de Aprendizagem IndustrialResumo
O artigo discute como a exclusão digital pode prejudicar os usuários da biblioteca do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MG) do município de Matozinhos no seu processo de desenvolvimento em competência informacional. Com o intuito em descobrir, identificar os interesses e conhecer os hábitos de seus usuários, a biblioteca do SENAI/MG de Matozinhos, em parceria com a biblioteca do SENAI/MG de Pedro Leopoldo elaborou e aplicou um questionário para todos os alunos de forma a aperfeiçoar os produtos e serviços oferecidos. Dentre as diversas questões aplicadas haviam algumas relacionadas sobre o conhecimento da área de informática, as quais foram essenciais para fundamentar as relações entre exclusão digital e a competência informacional. Por meio da análise dos resultados identificou-se que o consulente possui dúvidas, dificuldades e ausência de conhecimento básico suficiente para a utilização do computador e dos softwares nele encontrados. Esses fatores inibem a sua iniciativa em descobrir o funcionamento dessa ferramenta e o impedem de possuir autonomia suficiente para realizar pesquisas na internet, desenvolver os trabalhos escolares e conhecer as fontes de informação adequadas.
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