Comportamento informacional de ingressantes e concluintes de um curso superior

Autores

  • Viviane Magda Marques Luiz Manabe Universidade Estadual de Londrina
  • Leda Maria Araújo Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p41

Palavras-chave:

Competência informacional, Comportamento informacional, Busca da informação, Uso da informação, Necessidades informacionais

Resumo

Introdução: Pesquisadores da área do Comportamento e Competência Informacionais reputam ao conjunto de habilidades do indivíduo em reconhecer, localizar e utilizar de maneira eficiente uma determinada informação à competência informacional, esta se apresenta em níveis diferentes para cada indivíduo e assunto. Objetivo: O objetivo deste artigo foi comparar alguns fatores do comportamento informacional dos vinte acadêmicos ingressantes e dezenove concluintes do curso de biblioteconomia de uma Universidade pública do interior do Paraná. Metodologia: Foram mensuradas frequências de comportamento por meio de um questionário em escala Likert, as habilidades dos participantes nos processos de busca e uso da informação, bem como na identificação de suas necessidades informacionais. Os dados analisados identificaram os níveis de competência com que os ingressantes e concluintes utilizam fontes e recursos informacionais, se o acadêmico determina a natureza e extensão da informação que necessita e se avalia a informação que acessa. Conclusão: Sendo assim, de acordo com as respostas dos participantes para cada questão, foi possível verificar a frequência dos comportamentos sob o ponto de vista dos acadêmicos nestes aspectos da competência informacional. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Magda Marques Luiz Manabe, Universidade Estadual de Londrina

Técnica em Assuntos Universitários na Universidade Estadual de Londrina. Formada em Administração de Empresas com ênfase em Administração Hospitalar pela FECEA em 2005. Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Estadual de Londrina, em 2007. Mestranda do PPGCI-UEL.
Telefones para contato: (43) 9965-7941 ou 3304-3744.
Endereço residencial: Rua Shangai, 55 Apto 11 Bloco A. CEP: 86050-350. Londrina - PR.

Leda Maria Araújo Lima, Universidade Estadual de Londrina

Bibliotecária na Biblioteca pública Municipal de Londrina. Formada em biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina em 2004. Especialista em Gestão de bibliotecas escolares pelaUniversidade Estadual de Londrina em 2013. Mestranda do PPGCI-UEL. Telefones para contato: (43) 8828-5368 ou 3371-6550. Endereço residencial: Rua Caracas, 550 ap.904.

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina

Professora doutora do Departamento de Ciência da Informação do PPGCI-UEL.

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Professor doutor do departamento de Comunicação Visual UEL.

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION - ALA. Presidential committee on information literacy: final report. Chicago, 1989. Disponível em: <http://wwa.ala.org/ala/acrl/acrlstandards/informationliteracycompetency.htm>. Acesso em: 10 set. 2013.

ARAÚJO, Darlene Darlane Nunes. Estudo da competência informacional dos professores da 4º série do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Garça – SP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Unesp, Marília, 2009.

BARTALO et. al. Comportamento e competência informacionais da comunidade discente na Universidade Estadual de Londrina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2013. Disponível em: <http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/schedConf/presentations>. Acesso em: 12 dez. 2013.

BARTALO, Linete; DI CHIARA, Ivone Guerreiro; CONTANI, Miguel Luiz. Competência informacional: suas múltiplas relações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24, 2011, Maceió. Anais... Maceió, 2011. Disponível em: <http://www.febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/596/41>. Acesso em: 20 out. 2013.

BORGES, Jussara et al. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Castelo Branco, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2013.

BRASIL. Sociedade da Informação no Brasil. Livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

CAVALCANTE, Lídia Eugenia. Politicas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 47-62, dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2013.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.

DUDZIAK, Elizabeth Adriana. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2001.

GASQUE, Kelly Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely Maria de Souza. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 39 n. 1, p. 21-32, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n1/v39n1a02.pdf>. Acesso em: 9 out. 2013.

LECARDELLI, Jane; PRADO, Noêmia Schoffen. Competência informacional no Brasil: um estudo bibliográfico no período de 2001 a 2005. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 21-46, dez. 2006.

MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004.

PEREIRA, Frederico César Mafra. Necessidades e usos da informação: a influência dos fatores cognitivos, emocionais e situacionais dos gerentes. Revista Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 176-194, set./dez. 2010.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite á viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista do Projeto Pedagógico, São Paulo, p. 34-37, 2007. Disponível em: <http://www.udemo.org.br/A%20Sociedade.pdf>. Acesso em: 29 out. 2013.

TOMAÉL, Maria Inês. Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade. UFPR, 2001, p. 1-14. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:W_8xpxykiAJ:www.brapci.ufpr.br/download.php%3Fdd0%3D13475+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 5 jan. 2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Departamento de Ciência da Informação. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. Londrina: UEL, 2005.

VARELA, Aida; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu. Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades. Encontros Biblio: Revista Eletronica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 17, n. esp. 1, p. 142-168, 2012.

WILSON, Thomas D. Models in information behaviour reserch. Journal of Documentantion, London, v. 55, n. 3, p. 249-270, 1999.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

MANABE, Viviane Magda Marques Luiz; LIMA, Leda Maria Araújo; BARTALO, Linete; CONTANI, Miguel Luiz. Comportamento informacional de ingressantes e concluintes de um curso superior. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 41–58, 2014. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n41p41. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p41. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.