Comportamento informacional de ingressantes e concluintes de um curso superior

Autores

  • Viviane Magda Marques Luiz Manabe Universidade Estadual de Londrina
  • Leda Maria Araújo Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p41

Palavras-chave:

Competência informacional, Comportamento informacional, Busca da informação, Uso da informação, Necessidades informacionais

Resumo

Introdução: Pesquisadores da área do Comportamento e Competência Informacionais reputam ao conjunto de habilidades do indivíduo em reconhecer, localizar e utilizar de maneira eficiente uma determinada informação à competência informacional, esta se apresenta em níveis diferentes para cada indivíduo e assunto. Objetivo: O objetivo deste artigo foi comparar alguns fatores do comportamento informacional dos vinte acadêmicos ingressantes e dezenove concluintes do curso de biblioteconomia de uma Universidade pública do interior do Paraná. Metodologia: Foram mensuradas frequências de comportamento por meio de um questionário em escala Likert, as habilidades dos participantes nos processos de busca e uso da informação, bem como na identificação de suas necessidades informacionais. Os dados analisados identificaram os níveis de competência com que os ingressantes e concluintes utilizam fontes e recursos informacionais, se o acadêmico determina a natureza e extensão da informação que necessita e se avalia a informação que acessa. Conclusão: Sendo assim, de acordo com as respostas dos participantes para cada questão, foi possível verificar a frequência dos comportamentos sob o ponto de vista dos acadêmicos nestes aspectos da competência informacional. 

 

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Biografia do Autor

Viviane Magda Marques Luiz Manabe, Universidade Estadual de Londrina

Técnica em Assuntos Universitários na Universidade Estadual de Londrina. Formada em Administração de Empresas com ênfase em Administração Hospitalar pela FECEA em 2005. Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Estadual de Londrina, em 2007. Mestranda do PPGCI-UEL.
Telefones para contato: (43) 9965-7941 ou 3304-3744.
Endereço residencial: Rua Shangai, 55 Apto 11 Bloco A. CEP: 86050-350. Londrina - PR.

Leda Maria Araújo Lima, Universidade Estadual de Londrina

Bibliotecária na Biblioteca pública Municipal de Londrina. Formada em biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina em 2004. Especialista em Gestão de bibliotecas escolares pelaUniversidade Estadual de Londrina em 2013. Mestranda do PPGCI-UEL. Telefones para contato: (43) 8828-5368 ou 3371-6550. Endereço residencial: Rua Caracas, 550 ap.904.

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina

Professora doutora do Departamento de Ciência da Informação do PPGCI-UEL.

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Professor doutor do departamento de Comunicação Visual UEL.

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Publicado

2014-12-05

Como Citar

MANABE, Viviane Magda Marques Luiz; LIMA, Leda Maria Araújo; BARTALO, Linete; CONTANI, Miguel Luiz. Comportamento informacional de ingressantes e concluintes de um curso superior. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 41–58, 2014. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n41p41. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p41. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos