O desafio da formação de auxiliares de biblioteca no Brasil: relato de uma experiência pioneira de educação profissional no sertão paraibano

Autores

  • Jobson Louis Santos de Almeida Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n42p132

Palavras-chave:

Educação profissional, Auxiliar de biblioteca, Biblioteca, PRONATEC

Resumo

Relata uma experiência inédita de interiorização da educação profissional no sertão paraibano voltada para o contexto da formação de trabalhadores para bibliotecas, ocorrida no âmbito do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa. Descreve-se o perfil e as características particulares do curso Auxiliar de Biblioteca no supracitado contexto social e geográfico. Trata-se de uma pesquisa participante comunicada na forma de relato de experiência. Utilizou-se da pesquisa documental tanto para descrever com rigor e detalhes o perfil do curso analisado, quanto para elucidar as oportunidades de emprego no serviço público para tal segmento. A pesquisa bibliográfica possibilitou a contextualização e fundamentação teórica da abordagem. E a partir dos dados coletados, descritos e analisados foi possível refletir criticamente acerca do potencial dos cursos de formação inicial e continuada para a geração de oportunidades de emprego, transformação cultural e inclusão social. O estudo aponta para novos cenários e novas perspectivas de atuação do bibliotecário como agente socialmente responsável por projetos educativos. Conclui-se que a oferta de cursos de formação de auxiliares de biblioteca em regiões longínquas dos centros urbanos financeiros do país, tal como é o sertão paraibano, além de formar profissionais qualificados para atuarem em bibliotecas, possibilita a disseminação da cultura do livro, da leitura e das bibliotecas, inerente à responsabilidade social da Biblioteconomia e da Ciência da Informação.

Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).

Bibliotecário-Documentalista do IFPB.

Mestrando em Gestão em Organizações Aprendentes (UFPB).

Bacharel e Especialista em Biblioteconomia.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT,; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB; Editor da revista Informação e Sociedade: Estudos.

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Publicado

2015-04-14

Edição

Seção

Relato de experiência