Estudo do Comportamento Informacional dos usuários da Médiathèque Simone de Beauvoir da Aliança Francesa João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n42p30Palavras-chave:
Comportamento informacional, Estudo de usuário, Busca e uso da informaçãoResumo
O presente artigo é o relato de uma pesquisa que objetivou analisar o comportamento de busca e uso da informação dos usuários da Médiathèque Simone de Beauvoir da Aliança Francesa João Pessoa, Estado da Paraíba, a partir do modelo desenvolvido por David Ellis. A metodologia adotada incluiu uma pesquisa bibliográfica sobre Estudos de Usuário e comportamento de busca e uso da informação e uma pesquisa de campo, correspondendo à aplicação de questionários a usuários da midiateca. A amostra correspondeu a 45 alunos (41,6%) do universo de 108 alunos matriculados nos estágios B1 e B2 da Aliança Francesa. A pesquisa revelou que o comportamento informacional dos usuários se assemelhou às categorias estabelecidas no modelo de Ellis, pois, durante a busca estes seguiram os passos apontados pelo autor. Os usuários da midiateca pesquisada realizam suas buscas para suprirem suas necessidades informacionais acerca do estudo em língua francesa e usam a midiateca a fim de solucionar questões que até então eram desconhecidas, assim contribuindo para seu aprendizado e conhecimento sobre a língua e cultura francesas. O mapeamento do comportamento de busca e uso da informação dos usuários da midiateca apontou que eles utilizam a Internet de forma marcante: desde o início até o encadeamento da busca por informação, utilizam referências apresentadas na Internet, que consideram uma importante fonte de informação e confiam nos sites oficiais. Concluiu-se que o uso da Internet é uma característica do comportamento informacional dos usuários na atualidade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. A construção social da informação: práticas informacionais no contexto de organizações não-governamentais/ONGs brasileiras. 1998. 221f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília. Brasília, D. F., 1998.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2.ed. São Paulo: Senac, 2006. 425p.
COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. Religare: comportamento informacional à luz do modelo de Ellis. TransInformação, Campinas, v.22 n. 2, p. 169-186, maio/ago. 2010. Disponível em:
<http://periodicos.puc-ampinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/49>.
Acesso em: 20 nov. 2013.
CRESPO, Isabel Merlo. Um estudo sobre o comportamento de busca e uso da informação de pesquisadores das áreas de biologia molecular e biotecnologia: impactos do periódico científico eletrônico. 2005.120f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4387/000500810.pdf?sequence=1> Acesso em: 05 mar. 2014.
ELLIS, D. Behavioral approach to informations retrieval system design. Journal of Documentation, v. 45, n. 3, p.171-212, 1989.
ELLIS, D.; COX, D.; HALL, K. A comparison of the information seeking patterns reserachers in the physical and social sciences. Journal of Documentation, v. 49, n. 4, p.356-369, 1993.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FIALHO, Janaina Ferreira; ANDRADE, Maria Eugênia Albino. Comportamento informacional de crianças e adolescentes: uma revisão de literatura estrangeira Ciência da Informação, Brasília, D. F., v. 36, n. 1, p. 20-34, jan./abr. , 2007. Disponível em:
< http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewArticle/872/696>. Acesso em: 12 mar. 2014.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília, D.F.: IBICT, 1994. 154p.
GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. 2ed. Brasília, D.F.: IBICT, 1992. 540p.
LEITE, Jurandyr Carvalho Ferrari; SOUZA, Kamille Leão de. O novo perfil do Nordeste Brasileiro no censo demográfico 2010. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2012. 106p. Disponível em: <http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/etene/etene/docs/novo_perfil_nordeste_brasileiro_censo_demografico_2010.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2014
ODDONE, Nanci; SILVEIRA, Martha Martinez. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, Brasília, D.F., v.36, n.1, p.118-127, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/797 >. Acesso em: 15 nov. 2013.
RENZI, Eugenio. A proteção ao cinema Francês. São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1363>. Acesso em: 13 fev. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Dijanice Alves Figueiredo, Eliane Bezerra Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.