Monitoramento de revistas científicas na web com a ferramenta Google Analytics: reflexões a partir da Revista Comunicação & Informação

Autores

  • João de Melo Maricato Universidade Federal de Goiás
  • Daiane de Brito Fernandes Universidade Federal de Goiás (UFG). Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n42p63

Palavras-chave:

Webometria, Bibliometria, Google Analytics, Indicadores, Revista científica, Periódicos científicos, Gestão de revistas científicas

Resumo

Com a web surgem os indicadores webométricos, análogos aos tradicionais indicadores bibliométricos e cientométricos. Estes podem ser úteis para compreender a popularidade e visibilidade de revistas científicas, subsidiando reflexões gerenciais. Objetiva-se apresentar a ferramenta Google Analytics aplicando-a a Revista Comunicação & Informação, com intuito de compreender sua potencialidade para a obtenção de informações e indicadores. A ferramenta Google Analytics proporcionou a elaboração e visualização de diversos indicadores baseados em visitas realizadas no site da revista e suas inúmeras variáveis (demográficas, tipo de tecnologia, assuntos, temporais), apontando grande potencial para o apoio à gestão e planejamento editorial de revistas científicas.

 

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Biografia do Autor

João de Melo Maricato, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutorado na Universidade de Brasília, sob orientação da Profa. Dra. Suzana Pinheiro Machado Mueller. Realizou atividades de pesquisa na Universidade da Califórnia, Riverside (UCR). Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2010), onde recebeu o Prêmio Tese destaque USP da área de Ciências Sociais Aplicadas. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002). Atuou em organizações como a Tecumseh do Brasil, Centro Técnico Aeroespacial (CTA/IFI), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdades IMAPES. Editor da revista Comunicação & Informação. Membro do corpo editorial da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação. Revisor dos periódicos Anales de Documentación e Transinformação. Professor adjunto da FIC da UFG. Professor do Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Comunicação. Coordenador do curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Informação na mesma universidade. Atua, especialmente, nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Ciência da Informação, Comunicação Científica, Construção de indicadores, Métodos e Técnicas Bibliométricas e Cientométricas, estudo de relações entre Ciência e Tecnologia, estudos interdisciplinares, avaliação de Programas de Pós-Graduação. No âmbito do Mestrado, tem interesse nas áreas de divulgação científica, comunicação científica, interação e estudos interdisciplinares entre Comunicação e Ciência da Informação, Sociedade da Informação, Informação e Cidadania e aplicação dos Estudos Métricos da Informação ao campo da Comunicação.

Daiane de Brito Fernandes, Universidade Federal de Goiás (UFG). Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). Goiânia, Goiás, Brasil.

Acadêmica do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

MARICATO, João de Melo; FERNANDES, Daiane de Brito. Monitoramento de revistas científicas na web com a ferramenta Google Analytics: reflexões a partir da Revista Comunicação & Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 42, p. 63–78, 2015. DOI: 10.5007/1518-2924.2015v20n42p63. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2015v20n42p63. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos