Marketing da informação em mídias virtuais: experiência com o facebook De olho na CI

Autores

  • Gustavo Henrique de Araújo Freire UFRJ
  • Isa Maria Freire UFPB
  • Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araujo IBICT
  • Cristiano Santana da Costa UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n43p153

Palavras-chave:

Marketing da informação, Promoção da informação, Gestão da informação, Mídias virtuais – Facebook De olho na CI

Resumo

Relata uma experiência de gestão da mídia social virtual Facebook na perspectiva do marketing da informação. Apresenta os modelos utilizados pelas mídias sociais virtuais para disseminação da informação, identificando as características que fizeram da mídia social virtual Facebook um instrumento de marketing eficaz para divulgação do blog De olho na CI. Descreve o blog De olho na CI como mídia virtual relevante para disseminação de informações nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, destacando sua vinculação à revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia - PBCIB. Relata como as mídias virtuais Facebook e Twitter foram incorporadas ao blog De olho na CI, com objetivo de permitir maior interação com o público-alvo. Demonstra como a experiência pode ser replicada em outras mídias sociais virtuais, mediante aplicação de estratégias de marketing de promoção da informação por seus editores.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique de Araújo Freire, UFRJ

Doutor em Ciênciada Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Editor da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciênciada Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Editora da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araujo, IBICT

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Editora da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Cristiano Santana da Costa, UFPB

Graduando no Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Participante do Programa Interinstitucional de Voluntariado para Iniciação Científica do CNPq. Editor de Mídias Sociais Virtuais do blog De olho na CI.

Referências

ALCARÁ, A. R.; CURTY, R. G. Blogs: dos diários egocentristas aos espaços de comunicação científica. In: TOMAÉL, M. I. (Org.). Fontes de Informação na net. Paraná: Eduel, 2009.

AMARAL, Sueli A. do. Marketing na Ciência da Informação. Brasilia: Ed. UNB, 2007.

BRASILEIRO, Fellipe S.; FREIRE, Gustavo H. de Araújo. O marketing e a arquitetura da informação para web no contexto do processo de mediação da informação. Biblionline, v. 8, n. esp., p. 161-174, 2012.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CIVALLERO, E. Cuadernos de bitácoras: los weblogs como herramientas de trabajo de las bibliotecas [em linha]. [S.l.]: E-LIS, 2006. Disponível na Internet em: http://eprints.rclis.org/archive/00006747/01/Weblog.pdf. Acesso em: 12 de set. de 2012

DE OLHO NA CI . Arquivos. Disponível em <http://www.deolhonaci.com/arquivos/>

FREIRE, I.M. A responsabilidade social da Ciência da Informação e/ou O olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Dout. Ci. Inf.). Rio de Janeiro: IBICT – UFRJ, 2001.

FREIRE, Isa M.; LIMA , Aline P. Lins de; COSTA JUNIOR, Maurício P. da. Mídias sociais na web: De olho na CI para capacitação acadêmica e profissional. Biblionline, v. 8, n. esp., p. 175-184, 2012.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, v.32, n. 1, p. 60-76, 2003.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. A globalização e os novos espaços da informação. Informare, v.3, n.1/2, 1997.

LIMA, Venício. Liberdade de expressão; as várias faces de um desafio. São Paulo: Paulus, 2013.

OLIVEIRA, A.L. de; CAVALCANTE, A.P.; TEIXEIRA, J.C. da S. Marketing da informação eletrônica. In: XIV EREBD - Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da informação - Os novos campos da profissão da informação na contemporaneidade. São Luiz, MA, 16 a 22 janeiro 2011. Anais. São Luiz: UFMA, 2011.

PINHO NETO, J. A. S. Informação e sociabilidade nas comunidades virtuais: um estudo do Orkut. BOCC - Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-18, 2010.

PRIMO, Alex; RECUERO, Raquel. Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Trabalho apresentado no VII Seminário Internacional de Comunicação. Porto Alegre: PUC/RS, 2003.

SANTAREM SEGUNDO, J. E. A Documentação: Paul Otlet e o Facebook. In: CRIPPA, G.; MOSTAFA, S. P. (Org.) Ciência da Informação e Documentação. Campinas, SP: Alínea, 2011.

SANTOS, Ester Laodiceia; ROCHA, Suely Margareth da. O blog como ferramenta de comunicação entre a biblioteca e seus usuários: a experiência da Biblioteca Lydio Bandeira de Mello, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v.17, n.33, p.134-152, jan./abr. 2012.

TELLES, A. A revolução das mídias sociais. Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011.

VANDHYANATHAN, Silva. A Googlelização de Tudo (o porque devemos nos preocupar): a ameaça do controle total da informação por meio da maior e mais bem sucedida empresa do mundo virtual. São Paulo: Ed. Cultrix, 2011.

Downloads

Publicado

2015-08-09

Como Citar

Freire, G. H. de A., Freire, I. M., Araujo, V. M. R. H. de, & Costa, C. S. da. (2015). Marketing da informação em mídias virtuais: experiência com o facebook De olho na CI. Encontros Bibli: Revista eletrônica De Biblioteconomia E Ciência Da informação, 20(43), 153-172. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n43p153

Edição

Seção

Relato de experiência