A questão da privacidade: um olhar sobre publicações da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n43p77Palavras-chave:
Privacidade, Ciência da Informação, Publicação Científica, Informação e TecnologiaResumo
O tema da privacidade tem sido tratado nas mais diversas áreas do conhecimento, e por envolver diretamente o tema da informação e as tecnologias da informação, é essencial inclui-lo no âmbito da Ciência da Informação. A fim de verificar como essa temática tem sido abordada pela área, objetivou-se analisar as publicações recentes sobre o tema, categorizando-as segundo o dicionário de privacidade desenvolvido por Vasalou et al.(2011). Observou-se que o tema tem sido mais fortemente tratado no que diz respeito às problemáticas da violação de privacidade, e que tais publicações são predominantemente oriundas de um contexto internacional. Considera-se que a temática da privacidade ganhará maior relevância no escopo da Ciência da Informação quanto ela estiver presente nos veículos que institucionalizam tal ciência.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
CENDÓN, B. V.; CAMPELLO, B. S.; KREMER, J. M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
GOOGLE TRENDS. Resultado de pesquisa do termo privacy. 2015. Disponível em < https://www.google.com.br/trends/explore#q=privacy&date=1%2F2013%2024m&cmpt=q&tz=>. Acesso em: 21 mar.2015.
HARVEY, M. J.; HARVEY, M. G. Privacy and security issues for mobile health plat-forms. Journal of the Association for Information Science and Technology, [S.l.], v.65, n.7, p.1305–1318, 2014. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23066/abstract. Acesso em: 28 jan. 2015
LE COADIC, Y. A Ciência da Informação. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LI, T.; SLEE, T. The Effects of Information Privacy Concerns on Digitizing Personal Health Records. Journal of the Association for Information Science and Technolo-gy, [S.l.], v.65, n.8, p. 1541–1554, 2014. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23068/abstract>. Acesso em: 28 jan. 2015.
RUBEL, A.; BIAVA, R. A Framework for Analyzing and Comparing Privacy States. Journal of the Association for Information Science and Technology, [S.l.], v. 65, n.12, p.2422–2431, 2014. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23138/abstract>. Acesso em: 28 jan. 2015.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/235/22>. Acesso em: 9 mar. 2011.
SOUZA, M. P, N. Abordagem inter e transdisciplinar em ciência da informação. In: TOUTAIN, L. M. B. B. Para entender a Ciência da Informação. Salvador: EDUFBA, 2007. p.75-90. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/145/1/Para%20entender%20a%20ciencia%20da%20informacao.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2015.
VASALOU, A. et al. Privacy Dictionary: a new resource for the automated content analysis of privacy. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [S.l.], v. 62, n. 11, p. 2095–2105, novembro, 2011. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.21610/abstract>. Acesso em: 1 dez. 2014.
VASALOU, A. et al. Understanding Engagement with the Privacy Domain Through Design Research. Journal of the Association for Information Science and Technol-ogy, [S.l.], p.1-11, 2014. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23260/abstract>. Acesso em: 28 jan. 2015.
VASALOU, A.; JOINSON, A. HOUGHTON, D. Privacy as a fuzzy concept: a new conceptualization of privacy for practitioners. Journal of the Association for Infor-mation Science and Technology, [S.l.], p.1-12, 2014. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23220/abstract>. Acesso em: 28 jan. 2015.
VIEJO, A.; SÁNCHEZ, D. Profiling social networks to provide useful and privacy-preserving web search. Journal of the Association for Information Science and Technology, [S.l.], v.65, n.12, p.2444–2458, 2014. Disponível em< http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23144/abstract>. Acesso em: 28 jan. 2015.
WANG, X. et al. Relevance Judgments of Mobile Commercial Information. Journal of the Association for Information Science and Technology, [S.l.], v. 65, n.7,p.1335–1348, 2014. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23060/abstract>. Acesso em: 28 jan. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Angela Halen Claro Bembem, Ricardo César Gonçalves Santana, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.