Editorial

Autores

  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafaela Paula Schmitz Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enrique Muriel-Torrado Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n44p1

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Prezados leitores. Com muita satisfação publicamos o último número de 2015 (v. 20, n. 44) da Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Para esta edição trazemos na portada uma fotografia da vista do Monte Aconcágua, ponto mais alto da América e de todo Hemisfério Sul. A referida fotografia foi tirada dois dias antes do terremoto do Chile, que foi sentido com muita força em vários países da América do Sul. Nossa dedicatória singela e votos para uma pronta reconstrução chilena. Na parte científica da revista, temos o prazer de contar com oito artigos científicos, voltados as diversas temáticas e contextualizações contemporâneas da Ciência da Informação nacional. - O primeiro artigo, de autoria de Elisângela Cristina Aganette e Maurício Barcellos Almeida, trata da Teoria da Terminologia e da Teoria da Ontologia Aplicada, utilizadas para representar sistemas de organização do conhecimento, com um enfoque de descrever e comparar os diferentes dialetos adotados pelas duas teorias. - Para o segundo artigo, de Ariadne Chloe Mary Furnival, Bianca Miranda de Almeida e Marco Donizete Paulino da Silva questiona os Direitos Autorais, a autorização de reuso e o arquivamento de conteúdos em repositórios de Acesso Aberto nas revistas brasileiras de biológicas e de saúde disponibilizadas na plataforma SciELO. - O terceiro artigo, das autoras Cecília Morena Maria da Silva, Ana Carolina Cintra Faria e Sofia Galvão Baptista, trata da identificação do perfil e das competências profissionais necessárias ao bibliotecário que atua na área de educação profissional e tecnológica, sob a perspectiva do próprio profissional. - No quarto artigo, de Daniela do Nascimento Silva, Analisou os (i) Recursos Educacionais Abertos - REA como (ii) fontes de informação, no qual buscou aspectos conceituais visando traçar um paralelo relacional entre os dois temas de estudo. - Em se tratando do quinto artigo, de Valmira Perucchi e Suzana Pinheiro Machado Mueller, o estudo Objetivou identificar a posição dos docentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia frente o estímulo em desenvolver pesquisas, a opinião sobre a atuação dos organismos de apoio às pesquisas e sobre as formas de divulgação de output. - O antepenúltimo artigo, de Exequiel Aarón Fontans Alvarez, tratou de trabalhar a visibilidade de produção do tema “La ciudad letrada de Ángel Rama” na base de dados Web of Science. - O sétimo artigo, dos autores Nancy Sánchez-Tarragó, Raimundo Nonato Macedo dos Santos e Leilah Santiago Bufrem, estudou a Internacionalização da Educação Superior desde a Ciência da Informação, visando entender o comportamento em citação e cocitação na base de dados Scopus. - O último artigo, de Maira Murrieta Costa e Murilo Bastos da Cunha, tratou de analisar quantitativamente a publicação sobre o tema e-Science na área da ciência da informação, reportados nas bases de dados LISA e LISTA. Boa leitura. Adilson Luiz Pinto, Rafaela Paula Schmitz e Enrique Muriel-Torrado Editores

Biografia do Autor

Rafaela Paula Schmitz, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-11-16

Edição

Seção

Editorial