Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n44p1Resumo
Prezados leitores. Com muita satisfação publicamos o último número de 2015 (v. 20, n. 44) da Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Para esta edição trazemos na portada uma fotografia da vista do Monte Aconcágua, ponto mais alto da América e de todo Hemisfério Sul. A referida fotografia foi tirada dois dias antes do terremoto do Chile, que foi sentido com muita força em vários países da América do Sul. Nossa dedicatória singela e votos para uma pronta reconstrução chilena. Na parte científica da revista, temos o prazer de contar com oito artigos científicos, voltados as diversas temáticas e contextualizações contemporâneas da Ciência da Informação nacional. - O primeiro artigo, de autoria de Elisângela Cristina Aganette e Maurício Barcellos Almeida, trata da Teoria da Terminologia e da Teoria da Ontologia Aplicada, utilizadas para representar sistemas de organização do conhecimento, com um enfoque de descrever e comparar os diferentes dialetos adotados pelas duas teorias. - Para o segundo artigo, de Ariadne Chloe Mary Furnival, Bianca Miranda de Almeida e Marco Donizete Paulino da Silva questiona os Direitos Autorais, a autorização de reuso e o arquivamento de conteúdos em repositórios de Acesso Aberto nas revistas brasileiras de biológicas e de saúde disponibilizadas na plataforma SciELO. - O terceiro artigo, das autoras Cecília Morena Maria da Silva, Ana Carolina Cintra Faria e Sofia Galvão Baptista, trata da identificação do perfil e das competências profissionais necessárias ao bibliotecário que atua na área de educação profissional e tecnológica, sob a perspectiva do próprio profissional. - No quarto artigo, de Daniela do Nascimento Silva, Analisou os (i) Recursos Educacionais Abertos - REA como (ii) fontes de informação, no qual buscou aspectos conceituais visando traçar um paralelo relacional entre os dois temas de estudo. - Em se tratando do quinto artigo, de Valmira Perucchi e Suzana Pinheiro Machado Mueller, o estudo Objetivou identificar a posição dos docentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia frente o estímulo em desenvolver pesquisas, a opinião sobre a atuação dos organismos de apoio às pesquisas e sobre as formas de divulgação de output. - O antepenúltimo artigo, de Exequiel Aarón Fontans Alvarez, tratou de trabalhar a visibilidade de produção do tema “La ciudad letrada de Ángel Rama” na base de dados Web of Science. - O sétimo artigo, dos autores Nancy Sánchez-Tarragó, Raimundo Nonato Macedo dos Santos e Leilah Santiago Bufrem, estudou a Internacionalização da Educação Superior desde a Ciência da Informação, visando entender o comportamento em citação e cocitação na base de dados Scopus. - O último artigo, de Maira Murrieta Costa e Murilo Bastos da Cunha, tratou de analisar quantitativamente a publicação sobre o tema e-Science na área da ciência da informação, reportados nas bases de dados LISA e LISTA. Boa leitura. Adilson Luiz Pinto, Rafaela Paula Schmitz e Enrique Muriel-Torrado Editores
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