A literatura internacional sobre e-science nas bases de dados LISA e LISTA
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n44p127Palavras-chave:
E-Science, Ciberinfraestrutura, Dilúvio de dados, Quarto paradigma, Big data, Bibliometria, CientometriaResumo
Apresenta brevemente o conceito de e-science. Trata-se de um estudo quantitativo que analisa as publicações sobre o tema e-science na área da ciência da informação. O universo da pesquisa é formado por 202 registros de documentos das bases de dados LISA e LISTA. A análise dos dados revela um crescimento do volume de publicações sobre o tema e demonstra que dentre os 202 registros analisados, 172 são de artigos de periódicos. Ainda, confirma o fenômeno de que poucos autores publicam muito. A Inglaterra foi o país que mais se destacou na análise dos dados, visto que demonstrou pioneirismo em programas de governo para e-science. Dentre as associações profissionais da ciência da informação, destaca-se a atuação da Association of Research Libraries. Ressalta-se que foram encontrados 3 artigos de autores brasileiros indexados sobre o tema.
Downloads
Referências
ATKINS ,Daniel E. et all. Revolutionizing science and engineering through cyber infrastructure: report of the National Science Foundation Blue-Ribbon Advisory Panel on Cyber infrastructure”. Washington, DC, January, 2003, http://www.nsf.gov/cise/sci/reports/atkins.pdf
GRAY, Jim. eScience: a transformed scientific method. Palestra apresentada no Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (NRC-CSTB), Mountain View, Califórnia, 11 janeiro de 2007. Arquivo disponível em Acesso em 30 agosto 2012.
HEY, Tony; TREFETHEN, Anne. E-Science and its implications. Philosophical Transactions of the Royal Society (A), v. 361, p. 1809-1825, June 2003.
JANKOWSKI, Nicholas W. Exploring e-science: an introduction. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 12, p. 549-562, 2007.
MARCUM, Deanna B.; GEORGE, Gerald (Ed.).The data deluge: can libraries cope with e-science? Santa Barbara, California: Libraries Unlimited, 2010. 139 p.
MAYER-SCHÖNBERGER; Viktor; CUKIER, Kenneth. Big data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana. Rio de janeiro, Elsevier, 2013. 256 p.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Literatura cientifica, comunicação cientifica e ciência da informação. In: TOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandão (Org.). Para entender a ciência da informação. Salvador, EDUFBA, 2007. p. 125-144.
SOLLA PRICE, Derek J. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e economica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.
SZIGETI, Kathy; WHEELER, Kathy. Science and technology resources on the Internet: essential readings in e-Science. Issues in Science and Technology Librarianship, v. 64, 2011. Disponível em: Acesso em : 30 abril 2014
TENOPIR, Carol; KING, Donald W. A importância dos periódicos para o trabalho científico. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v.25, n. 1, p. 15-26, 2001.
VILLAN FILHO, Jayme Leiro. Autoria múltipla em artigos de periódicos científicos nas áreas de informação do Brasil. Brasília, Universidade de Brasília, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, 2010. [Tese].
ZIMAN, John. “O conhecimento confiável”. Campinas: Papirus, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Maira Murrieta Costa, Murilo Bastos da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.