Mapeamento de competências e perfil dos bibliotecários que atuam na educação profissional e tecnológica de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n44p43Palavras-chave:
Competência do Profissional da Informação, Competência Profissional, Mapeamento de Competências, Perfil Profissional, Profissional Bibliotecário, Profissional da InformaçãoResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa de Mestrado em Ciência da Informação e trata da identificação do perfil e das competências necessárias ao bibliotecário que atua na área de educação profissional e tecnológica. Utilizou-se, para a coleta de dados, o método quanti-qualitativo, aplicado através questionário estruturado. A amostra foi composta por doze bibliotecários que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. O estudo traz abordagens sobre o perfil do bibliotecário contemporâneo, competência e competência do profissional da informação e constata, após a análise dos dados, que o perfil do bibliotecário e as competências que os mesmos julgam necessárias ao exercício de suas atividades estão em conformidade com o perfil e competências destacados na literatura pesquisada.
Downloads
Referências
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2011.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações, 2002. Disponível em: < http://www.mtecbo.gov.br/busca.asp>. Acesso em: 25 abr. 2013.
BERTO, R. M. V. S.; PLONSKI, G. A. Gestão do conhecimento e as novas competências dos profissionais da informação. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO, 1., 1999, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro, [s. n.], 1999. 1 CD-ROM.
CASTRO FILHO, C. M. de. et al. Os campos de atuação dos profissionais bibliotecários no município de Ribeirão Preto. In: ENANCIB: POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO PARA A SOCIEDADE, 12., 2011, Brasília. Anais... Brasília: UNB, 2011.
CRUZ, C. H. C. C. Competências e habilidades: da proposta à prática. 4 ed. Brasília: Ed. Loyola. 2005. v.2.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
FERREIRA, Maria Mary. O profissional da informação no mundo do trabalho e as relações de gênero. Transinformação, Campinas, v.15, n.2, p. 189-201, maio./ago. 2003.
GERHARDT, Tatiana Engel. A construção da pesquisa. In: GERHARDT, T. E. (Org.); SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GUIMARÃES, J. A. C. Moderno profissional da informação: elementos para sua formação no Brasil. Transinformação, v.9, n.1, p.124-137, 1997.
INVERNIZZI, Noela. Teoria da competência: categorias analíticas e ideologia na compreensão dos novos processos de trabalho. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n. 9, jul./dez. 2001. p. 115-131.
LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. rev e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MASON, R. O. What is an information professional? Journalofeducation for libraryandinformationscience, v. 31, n. 2, p.122-138, 1990. Disponível em: <http://www.jstor.org/pss/40323396>. Acesso em: 09 nov. 2013.
PORCELI, Erika. Continuidade e descontinuidade entre as noções de competência e qualificação profissional. Trabalho & Educação, v. 12, n. 2, jul./dez 2003. p. 129-144.
MIRANDA, S. Como as necessidades de informação podem se relacionar com as competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v.35, n.3, p. 99-114, set/dez. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ci/v35n3/v35n3a10.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2013.
NEVES, Elisabete da Cruz Neves. Novo perfil do profissional da informação. Campinas: Universidade Católica de Campinas, 2000. Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/00000716/>. Acesso em: 19 set. 2013.
SMIT, Johanna W. A disponibilização da informação institucionalizada: condicionantes e perspectivas. São Paulo: Cadernos FUNDAP, 1998.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDONA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E. (Org.); SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
TEIXEIRA FILHO, Jayme. Profissionais da informação. Insight Informal, n. 12, ago 1998. Disponível em: <http://www.insightinformal.com.br.>. Acesso em: 28 set. 2013.
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cecília Morena Maria da Silva, Ana Carolina Cintra Faria, Sofia Galvão Baptista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.