Mapeamento de competências e perfil dos bibliotecários que atuam na educação profissional e tecnológica de Goiás

Autores

  • Cecília Morena Maria da Silva Universidade de Brasília (UnB)
  • Ana Carolina Cintra Faria Universidade de Brasília
  • Sofia Galvão Baptista Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciências da Informação e Documentação.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n44p43

Palavras-chave:

Competência do Profissional da Informação, Competência Profissional, Mapeamento de Competências, Perfil Profissional, Bibliotecário, Profissional da Informação

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa de Mestrado em Ciência da Informação e trata da identificação do perfil e das competências necessárias ao bibliotecário que atua na área de educação profissional e tecnológica. Utilizou-se, para a coleta de dados, o método quanti-qualitativo, aplicado através questionário estruturado. A amostra foi composta por doze bibliotecários que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. O estudo traz abordagens sobre o perfil do bibliotecário contemporâneo, competência e competência do profissional da informação e constata, após a análise dos dados, que o perfil do bibliotecário e as competências que os mesmos julgam necessárias ao exercício de suas atividades estão em conformidade com o perfil e competências destacados na literatura pesquisada.

Biografia do Autor

Cecília Morena Maria da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Bibliotecária. Gerente do Arquivo Geral da Procuradoria Geral do Distrito Federal. Bacharel em Biblioteconomia (2006) e Especialista em Gestão Pública (2008) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Mestranda em Ciência da Informaçã na Universidade de Brasília (UnB).

Ana Carolina Cintra Faria, Universidade de Brasília

Bibliotecária. Bacharel em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestranda em Ciência da Informaçã na Universidade de Brasília (UnB).

Sofia Galvão Baptista, Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciências da Informação e Documentação.

professor associado- nível 2- Atua na graduação (Biblioteconomia) e na pós-graduação em Ciência da Informação. Linha de pesquisa/orientações: Comunicação e Mediação da Informação (reformulação de linhas 2011). Suas pesquisas são na área de mercado de trabalho do profissional da informação, mediação e gestão da informação. Lidera o grupo de pesquisa: mercado de trabalho do bibliotecário. Trabalhou com o tema "arquiteto da informação", "representação social do bibliotecário" (orientação doutorado) Atualmente orienta: histórico de formação do bibliotecário (100 anos de biblioteconomia) biblioterapia e competências conversacionais, no mestrado. No doutorado: web 2.0, qualidade de serviços em saúde, inclusão social e habilidades conversacionais SEBRAE . Em 2009/11 retornou a ministrar a disciplina "Estudo de Usuários". Na pós-graduação é co- responsável pela disciplina (2011) Metologia da Pesquisa compartilhada com Andre A.P. Lopez. Em 2010, Profissional da Informação, Gestão do Conhecimento e Informação (2010) e, "Pesquisa Orientada para os seus orientandos. Em relação às monografias de conclusão de curso tem orientado trabalhos sobre o profissional e gestão e mediação de serviços de informação.

Referências

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2011.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações, 2002. Disponível em: < http://www.mtecbo.gov.br/busca.asp>. Acesso em: 25 abr. 2013.

BERTO, R. M. V. S.; PLONSKI, G. A. Gestão do conhecimento e as novas competências dos profissionais da informação. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO, 1., 1999, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro, [s. n.], 1999. 1 CD-ROM.

CASTRO FILHO, C. M. de. et al. Os campos de atuação dos profissionais bibliotecários no município de Ribeirão Preto. In: ENANCIB: POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO PARA A SOCIEDADE, 12., 2011, Brasília. Anais... Brasília: UNB, 2011.

CRUZ, C. H. C. C. Competências e habilidades: da proposta à prática. 4 ed. Brasília: Ed. Loyola. 2005. v.2.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

FERREIRA, Maria Mary. O profissional da informação no mundo do trabalho e as relações de gênero. Transinformação, Campinas, v.15, n.2, p. 189-201, maio./ago. 2003.

GERHARDT, Tatiana Engel. A construção da pesquisa. In: GERHARDT, T. E. (Org.); SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GUIMARÃES, J. A. C. Moderno profissional da informação: elementos para sua formação no Brasil. Transinformação, v.9, n.1, p.124-137, 1997.

INVERNIZZI, Noela. Teoria da competência: categorias analíticas e ideologia na compreensão dos novos processos de trabalho. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n. 9, jul./dez. 2001. p. 115-131.

LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. rev e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MASON, R. O. What is an information professional? Journalofeducation for libraryandinformationscience, v. 31, n. 2, p.122-138, 1990. Disponível em: <http://www.jstor.org/pss/40323396>. Acesso em: 09 nov. 2013.

PORCELI, Erika. Continuidade e descontinuidade entre as noções de competência e qualificação profissional. Trabalho & Educação, v. 12, n. 2, jul./dez 2003. p. 129-144.

MIRANDA, S. Como as necessidades de informação podem se relacionar com as competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v.35, n.3, p. 99-114, set/dez. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ci/v35n3/v35n3a10.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2013.

NEVES, Elisabete da Cruz Neves. Novo perfil do profissional da informação. Campinas: Universidade Católica de Campinas, 2000. Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/00000716/>. Acesso em: 19 set. 2013.

SMIT, Johanna W. A disponibilização da informação institucionalizada: condicionantes e perspectivas. São Paulo: Cadernos FUNDAP, 1998.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDONA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E. (Org.); SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

TEIXEIRA FILHO, Jayme. Profissionais da informação. Insight Informal, n. 12, ago 1998. Disponível em: <http://www.insightinformal.com.br.>. Acesso em: 28 set. 2013.

ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.

Downloads

Publicado

2015-11-16

Edição

Seção

Artigo